OS MOVIMENTOS SOCIAIS E O ENSINO DE HISTÓRIA:

autonomia e conscientização através da experiência do PIBID

  • Alana Almeida Matos
  • Gabriela de Oliveira Freitas Medrado
  • Jacyra Antunes Parreira
  • Júnia Souza Manoel
  • Larissa Freire
  • Milena de Paula Reis
  • Rayana Silva de Assis
  • Riquelme Santos Fernandes

Resumo

O presente artigo tem como objetivo expor as práticas educativas desenvolvidas por alunos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de História da PUC Minas, na Escola Estadual localizada no bairro Padre Eustáquio, em Belo Horizonte - Minas Gerais, no período noturno. Práticas estas que foram desenvolvidas dentro da disciplina “Projeto de Vida”, no segundo semestre de 2023. Concomitante às práticas, buscamos discutir as implicações que levaram às escolhas de tais abordagens. Trabalhamos a temática dos movimentos sociais, com o intuito de levar os alunos a conhecerem as lutas que garantiram direitos para as minorias das quais eles fazem parte, a fim de trazer uma identificação de luta. Objetivou também, desenvolver o senso crítico nos alunos que são em sua maioria residentes de regiões periféricas para que se reconheçam como sujeitos políticos que podem e devem se engajar nessas lutas. Ainda dentro dos temas que perpassam pelos movimentos LGBTQIA+, Negro, Feminista, Indígena entre outros. Buscou-se trabalhar a ideia de cidadania, que muitas vezes é afetada pela evasão dentro das escolas públicas, principalmente, no período noturno.

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Publicado
21-12-2024
Seção
ARTIGOS/ARTICLES