UMA REFLEXÃO ACERCA DO PIBID DE GEOGRAFIA DA PUC-MG:

relato de experiência

  • Bento Misson Zerlotini Leal
  • Fabiane Francine de Faria
  • Gabriel Borges Assunção
  • Marina Moraes Souza
  • Naelly Cristine Barbosa de Souza
  • Richard Carvalho dos Reis
  • Vitor Hugo Costa Gomes
  • Warlen Junio Rodrigues de Oliveira
  • Demian Ferreira da Cunha

Resumo

No mundo contemporâneo, as rápidas transformações impulsionadas pelo avanço tecnológico e pela disseminação instantânea da informação estão causando impactos significativos no ambiente escolar. Atualmente, os desafios enfrentados pelos educadores não se limitam apenas às dificuldades de aprendizagem dos alunos, mas também à falta de engajamento destes nas atividades propostas. Diante desse cenário, é crucial que os professores se envolvam na reflexão sobre as mudanças na educação, revendo metodologias e práticas pedagógicas. Nesse contexto, surgiu o Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), com o objetivo de promover a formação e valorização dos professores da Educação Básica. Essa iniciativa busca reduzir a distância entre a teoria e a prática, entre a universidade e as escolas de Educação Básica. O presente relato tem como propósito destacar algumas das ações desenvolvidas pelo PIBID, enfocando sua função como política pública de estímulo à formação e valorização dos professores de Geografia na Educação Básica, com base na experiência do PIBID/PUC. Neste espaço de diálogo, buscamos compartilhar experiências que resultem em aprendizado significativo para os alunos e que proporcionem aos bolsistas do PIBID um ambiente de reflexão sobre sua prática docente em Geografia, contribuindo para a construção coletiva do conhecimento e o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais autônomas. Embora de forma empírica, é evidente que o PIBID/PUC tem sido de grande valor para todos os envolvidos, ao reduzir as barreiras entre a universidade e a escola, fortalecendo o debate e a colaboração entre os diversos atores do sistema educacional.

 

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Publicado
21-12-2024
Seção
ARTIGOS/ARTICLES