ANÁLISE COMPARATIVA SOBRE AS TEORIAS DE APRENDIZAGEM SISTEMATIZADAS POR MIZUKAMI PARA O CONTEXTO DA GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO DO CEFET-MG:
um estudo de caso das turmas do núcleo de Geografia, a partir da parceria PUC Minas e PIBID
Resumo
Este artigo busca realizar uma análise correlativa e comparativa sobre as diferentes teorias pedagógicas sistematizadas por MIZUKAMI (1986) a partir abordagens de ensino adotadas pela professora-supervisora do núcleo II de Geografia, Carolina Dias de Oliveira (professorasupervisora), durante o ano letivo de 2023, para as turmas do 1º ano do Ensino Médio Técnico do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, acompanhada pelos alunos de graduação em Geografia da PUC Minas, vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, gerido pelo Ministério da Educação (MEC) e sob a coordenação do Professor da PUC, Marcelo Eduardo Zanetti (coordenador da área de Geografia - PIBID). Tal associação permitiu que os licenciandos em Geografia da PUC Minas pudessem experenciar as diversas práticas pedagógicas possíveis e aplicáveis ao processo de ensino-aprendizagem na referida escola-campo, refletindo sobre a realidade educacional das escolas públicas brasileiras - especialmente no âmbito das escolas de formação técnica - sob um contexto político pedagógico crítico e palpável. Também tiveram a oportunidade de refletir sobre os principais desafios vivenciados pelos profissionais da educação no ambiente escolar, especialmente sobre o contexto pedagógico-educacional da escola-campo do seu respectivo núcleo e equipe no PIBID, reforçando a parceria entre as duas instituições, além de contribuir para o processo de formação e preparação dos futuros licenciados em Geografia no país, auxiliando os futuros docentes em sua prática pedagógica.
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