RELATO DE EXPERIÊNCIA DE LICENCIANDOS DA FÍSICA:
uma atividade prática relacionada às cores do céu
Resumo
Este relato de experiência apresenta uma prática de ensino relacionada às cores do céu
desenvolvida por dois discentes do curso de Licenciatura em Física no âmbito do Programa
Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, durante o 2º semestre de 2023. As atividades
foram aplicadas em turmas do ensino médio na Escola Estadual Maestro Villa Lobos em Belo
Horizonte. Ao documentar nossa abordagem prática, observações e análises, oferecemos
insights sobre a dispersão da luz e seus efeitos na percepção das cores no céu diurno,
contribuindo para uma melhor compreensão desse fenômeno cotidiano. No entanto, o objetivo
do trabalho desenvolvido não foi apenas responder questões sobre a coloração do céu, mas
também cultivar o interesse pela física, tornando-a mais compreensível e cativante para os
alunos. Na sequência didática proposta, ao incorporar elementos divertidos e experimentos
visuais, buscamos tornar o ensino de física envolvente e acessível, implementando atividades
lúdicas e interativas que despertam o interesse dos discentes.
Downloads
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).