RELATO DE EXPERIÊNCIA DE LICENCIANDOS DA FÍSICA:
uma abordagem interacionista no ensino
Resumo
Este relato de experiência apresenta os projetos desenvolvidos por três discentes do curso de
Licenciatura em Física no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência,
durante o 2º semestre de 2023. As atividades foram aplicadas em turmas do ensino médio na
Escola Estadual Maestro Villa Lobos em Belo Horizonte. Através de experimentos práticos e
metodologias de ensino alternativas, com a combinação de elementos da sala de aula invertida
e da abordagem interacionista, buscou-se proporcionar uma compreensão mais tangível dos
conceitos físicos, promovendo a participação ativa dos alunos. A primeira atividade envolveu
a criação de um experimento com materiais reciclados de eletrônicos, enquanto a segunda
explorou a visualização das linhas de campo magnético de um ímã, incluindo uma prática mais
avançada com uma bobina de alta tensão. Os resultados indicam que essa abordagem interativa
e prática contribui para uma aprendizagem mais significativa e prepara os futuros professores
para os desafios da docência. Este estudo reforça a importância de integrar teoria e prática,
incentivando a interação aluno-professor para um processo de ensino-aprendizagem mais
efetivo.
Downloads
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).