RELATO DE EXPERIÊNCIA DE LICENCIANDOS DA FÍSICA:

uma abordagem interacionista no ensino

  • João Vitor de França Santos
  • Davi Victor Reis Santos
  • Lilith Cezar Fernandes Patrocínio
  • Joice da Silva Araújo
  • Paulo Roberto Gontijo

Resumo

Este relato de experiência apresenta os projetos desenvolvidos por três discentes do curso de
Licenciatura em Física no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência,
durante o 2º semestre de 2023. As atividades foram aplicadas em turmas do ensino médio na
Escola Estadual Maestro Villa Lobos em Belo Horizonte. Através de experimentos práticos e
metodologias de ensino alternativas, com a combinação de elementos da sala de aula invertida
e da abordagem interacionista, buscou-se proporcionar uma compreensão mais tangível dos
conceitos físicos, promovendo a participação ativa dos alunos. A primeira atividade envolveu
a criação de um experimento com materiais reciclados de eletrônicos, enquanto a segunda
explorou a visualização das linhas de campo magnético de um ímã, incluindo uma prática mais
avançada com uma bobina de alta tensão. Os resultados indicam que essa abordagem interativa
e prática contribui para uma aprendizagem mais significativa e prepara os futuros professores
para os desafios da docência. Este estudo reforça a importância de integrar teoria e prática,
incentivando a interação aluno-professor para um processo de ensino-aprendizagem mais
efetivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
21-12-2024
Seção
ARTIGOS/ARTICLES