RELATO DE EXPERIÊNCIA DE LICENCIANDOS DA FÍSICA:
o potencial do jogo de tabuleiro no ensino de Física
Resumo
O cenário educacional atual enfrenta desafios significativos para envolver e manter a atenção
dos alunos durante as aulas, particularmente no ensino de Física no Brasil. A dificuldade é
acentuada pela percepção generalizada de que disciplinas de exatas são complexas e
desafiadoras. Além disso, a crescente influência da tecnologia, como celulares e dispositivos
eletrônicos, contribui para distrações frequentes. Pensando nisso, o jogo de tabuleiro Heróis
da Ciência foi desenvolvido com o objetivo de fortalecer e revisar conceitos de Física de
maneira lúdica, proporcionando aos alunos uma experiência envolvente e educativa. O jogo,
destinado a turmas de ensino médio, associa personagens de cientistas renomados a
momentos históricos da Física, incorporando perguntas através de cartas para desencadear
benefícios no jogo.
Downloads
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).