RELATO DE EXPERIÊNCIA DE LICENCIANDOS DA FÍSICA:

o potencial do jogo de tabuleiro no ensino de Física

  • Mateus Eduardo Lucio Souza
  • Joice da Silva Araújo
  • Paulo Roberto Gontijo

Resumo

O cenário educacional atual enfrenta desafios significativos para envolver e manter a atenção
dos alunos durante as aulas, particularmente no ensino de Física no Brasil. A dificuldade é
acentuada pela percepção generalizada de que disciplinas de exatas são complexas e
desafiadoras. Além disso, a crescente influência da tecnologia, como celulares e dispositivos
eletrônicos, contribui para distrações frequentes. Pensando nisso, o jogo de tabuleiro Heróis
da Ciência foi desenvolvido com o objetivo de fortalecer e revisar conceitos de Física de
maneira lúdica, proporcionando aos alunos uma experiência envolvente e educativa. O jogo,
destinado a turmas de ensino médio, associa personagens de cientistas renomados a
momentos históricos da Física, incorporando perguntas através de cartas para desencadear
benefícios no jogo.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
21-12-2024
Seção
ARTIGOS/ARTICLES