ELABORAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO:
Lei dos Cossenos
Resumo
Neste relato de experiência, evidenciamos todo o processo de concepção, desenvolvimento e elaboração de uma sequência didática destinada a alunos da 1ª série do Ensino Médio, versando sobre o tema Lei dos Cossenos. Toda a sequência didática teve por referencial teórico e metodológico o uso de atividades investigativas na perspectiva de Ponte e elementos da Resolução de Problemas, nos pressupostos de Onuchic e Allevato. Como parte importante da formação docente, a experiência aqui relatada faz parte de uma das ações do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), realizada por discentes do curso de Licenciatura em Matemática, em parceria com o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Esperamos que práticas pedagógicas como a relatada neste artigo possam servir de exemplo e aprimoramento para os discentes em formação para atuação na docência, bem como destacar a importância de trazer para o contexto de sala de aula práticas alternativas para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática, em especial, para o estudo da Lei dos Cossenos.
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