ELABORAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO:

Lei dos Cossenos

  • Danilo Bazílio Pereira Gomes
  • Brenda Aparecida Lana
  • Estephany Louise Silva de Oliveira
  • Marina de Oliveira Quintaneiro
  • Leandra Assis Silva Ribeiro
  • Maurício Lins Aguiar
  • Lucas Duarte Carvalho
  • Roney Rachide Nunes
  • Fernanda Aparecida Ferreira

Resumo

Neste relato de experiência, evidenciamos todo o processo de concepção, desenvolvimento e elaboração de uma sequência didática destinada a alunos da 1ª série do Ensino Médio, versando sobre o tema Lei dos Cossenos. Toda a sequência didática teve por referencial teórico e metodológico o uso de atividades investigativas na perspectiva de Ponte e elementos da Resolução de Problemas, nos pressupostos de Onuchic e Allevato. Como parte importante da formação docente, a experiência aqui relatada faz parte de uma das ações do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), realizada por discentes do curso de Licenciatura em Matemática, em parceria com o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Esperamos que práticas pedagógicas como a relatada neste artigo possam servir de exemplo e aprimoramento para os discentes em formação para atuação na docência, bem como destacar a importância de trazer para o contexto de sala de aula práticas alternativas para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática, em especial, para o estudo da Lei dos Cossenos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
21-12-2024
Seção
ARTIGOS/ARTICLES