TRANSFORMANDO A EDUCAÇÃO:
o impacto do Programa PIBID na formação de professores de Língua Inglesa
Resumo
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa do governo federal que visa promover o aperfeiçoamento e a valorização da formação de docentes para a educação básica. O PIBID, que inicialmente se restringia apenas às universidades públicas, expandiu-se a partir de 2010 para incluir universidades comunitárias e, posteriormente, escolas particulares, abrangendo todas as licenciaturas. No contexto da língua inglesa, o objetivo principal do PIBID é desenvolver atividades que contribuam para a formação de professores de inglês mais qualificados e preparados para atuar nas escolas. Os bolsistas do PIBID de língua inglesa têm a oportunidade de vivenciar experiências enriquecedoras, como a realização de aulas práticas nas escolas parceiras, onde podem aplicar o conhecimento adquirido na universidade e desenvolver habilidades pedagógicas. Além das aulas práticas, o programa proporciona participação em cursos e workshops de formação continuada, ampliando os conhecimentos sobre o ensino de línguas estrangeiras e facilitando a troca de experiências com outros bolsistas e supervisores. O desenvolvimento de projetos de intervenção pedagógica, como a criação de atividades e materiais inovadores para a sala de aula, permite a aplicação da criatividade e experimentação de novas abordagens no ensino de inglês. O contato direto com os alunos das escolas parceiras oferece uma visão mais próxima da realidade educacional brasileira, permitindo uma reflexão sobre o papel do professor no processo de ensino-aprendizagem. O PIBID de língua inglesa tem se mostrado uma experiência enriquecedora e transformadora para os bolsistas, coordenadores e supervisores, contribuindo significativamente para a formação de futuros professores mais capacitados e comprometidos com a educação de qualidade. É fundamental destacar que o Programa PIBID é regulamentado pelo Ministério da Educação e pela Capes, visando aprimorar a formação dos docentes e promover a qualidade da educação básica no país. O relato de experiência dos participantes demonstra a importância e os benefícios desse programa tanto para os bolsistas quanto para os alunos das escolas atendidas.
Downloads
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).