CULTURA E EDUCAÇÃO:
uma prática de ensino de sociologia por meio do cinema
Resumo
Este artigo apresenta a experiência das autoras com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), desenvolvido pela CAPES e realizado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), na Escola Estadual Geraldo Jardim Linhares. Durante a participação das autoras no programa, foi desenvolvido um projeto de sensibilização, em que se buscava proporcionar aos alunos da escola acompanhada o contato com um diferente capital cultural, neste caso aquele oferecido pelo cinema. Nesse sentido, foi realizado o projeto de levar os discentes ao cinema, possibilitando uma expansão de uma sociologia fora da instituição escolar, visando, assim, a expansão de um conteúdo sociológico aplicado dentro da sala de aula, proporcionando, com isso, um diferente contexto cultural aos alunos. Como referencial teórico foi utilizado o pensamento de Pierre Bourdieu, acerca dos diferentes capitais contemplados através da vida em sociedade, e de Maria da Graça Mizukami, sobre as diferentes abordagens presentes no processo pedagógico. As autoras, entendendo a escola como uma instituição socializadora, pretendem explicitar a importância do processo de socialização realizado por essa instituição, seja dentro de uma sala de aula ou fora dela, como realizado com a excursão ao cinema.
Downloads
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).