OS DESAFIOS DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA PARTICULAR NA IMPLEMENTAÇÃO DO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR
Resumo
A presente pesquisa pretende levantar as dificuldades encontradas pelos professores de uma escola particular em implementar práticas pedagógicas assertivas com alunos de inclusão. Possui o objetivo de identificar as dificuldades encontradas pelos professores que trabalham com alunos inclusos, seja na aplicação do conteúdo programático, seja na estratégia pedagógica, além de analisar a relação existente entre a formação acadêmica do professor e sua dificuldade para lidar com alunos de inclusão, assim como compreender as principais dificuldades do professor que geram a ineficácia do processo de inclusão. A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo e bibliográfico. O trabalho consistiu num estudo de casos com os professores e com a equipe pedagógica do Colégio Chromos – Unidade Venda Nova. Para o levantamento bibliográfico foram utilizadas fontes com os seguintes autores: Haddad (2008); Andrade (2013), dentre outros. Os profissionais entrevistados afirmam que já tiveram em sua sala de aula alunos de inclusão. Os professores devem compreender que a formação acadêmica, a formação em serviço, o debate das dificuldades entre seus pares e o apoio da instituição são os caminhos para superar as dificuldades envolvidas no processo de aprendizagem dos alunos de inclusão.
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