A INFLUÊNCIA DAS BRINCADEIRAS E DOS JOGOS MATEMÁTICOS NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
O presente artigo busca analisar os processos de aprendizagem da matemática e sua importância na incorporação do lúdico, objetivando identificar jogos, brinquedos e brincadeiras como elementos primordiais na ampliação do nível cognitivo no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil. Visa compreender a importância do lúdico para a criança, percebendo o aluno como participante ativo no processo de aprendizagem através dos jogos e brincadeiras que podem ser utilizados como ferramentas estimuladoras, facilitadoras e enriquecedoras. Aponta, também, o valor lúdico-matemático, considerando sempre a realidade vivida pela criança e o papel do professor na construção desses saberes lógico-matemáticos, vivenciados por essa relação, com o intuito de garantir um aprendizado eficaz.
Downloads
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).