VISITA AO MUSEU MINAS VALE:Uma percepção sobre a relação entre educação formal e não formal

  • Priscila Hameze Pinto Faminas BH
  • Rúbia Mara Castro Faminas BH
Palavras-chave: museu, escola, práticas educativas.

Resumo

O presente estudo faz uma reflexão acerca do espaço museológico, tendo como objetivo geral conhecer as potencialidades formativas desse espaço e como objetivos específicos identificar as práticas educativas presentes no museu, analisar as possibilidades de complementação na formação do aluno que visita o museu, além de identificar as perspectivas formativas do museu como espaço de memória, pesquisa e cidadania. O estudo foi realizado através de uma abordagem qualitativa com pesquisa bibliográfica e de campo, utilizando a técnica de observação “in loco”. Uma das conclusões do trabalho é de que, sendo o museu um espaço de educação não formal, ao mesmo tempo em que reproduz práticas educativas históricas, configura-se como fonte de estudos, conserva memórias, culturas e produz conhecimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila Hameze Pinto, Faminas BH
Graduanda em Pedagogia,5º período. Faculdade Faminas BH
Rúbia Mara Castro, Faminas BH
Mestre em educação. PUC-MG
Publicado
27-10-2019
Seção
ARTIGOS/ARTICLES