Editorial - Dossiê: Teorias de Linguagem e Estudos de Religião

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Etienne Alfred Higuet

Resumo

Gostaríamos de ressaltar, neste breve Editorial, a importância do tema do dossiê para as ciências da religião. Partimos do pressuposto de que a religião – enquanto objeto das ciências da religião - se estrutura por meio da linguagem, ou que é essencialmente linguagem. Já que as ciências da religião procuram entender, explicar, interpretar e compreender o fenômeno religioso, elas precisam reconhecer, estudar e praticar as diversas formas de linguagem pelas quais a religião se expressa e se comunica. Para esse fim, elas precisarão recorrer às múltiplas teorias da linguagem disponíveis. As linguagens religiosas, como todas as linguagens da cultura, encontram a sua origem numa certa orientação do corpo humano em relação com o seu mundo. Assim teremos linguagens fonéticas, vinculadas às línguas naturais, orais e escritas; linguagens gestuais, ligadas a posições e movimentos corporais externos; e linguagens visuais, oriundas do sentido da visão. Os outros sentidos podem também dar origem a formas distintas de linguagem, como a audição e a linguagem da música e dos sons, o olfato e a linguagem dos odores (pensamos no incenso utilizado em rituais de várias religiões), o paladar e a linguagem dos sabores (por exemplo, o sabor das comidas oferecidas aos deuses), o tato e a linguagem dos toques, especialmente útil aos deficientes visuais, mas não só.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
HIGUET, E. A. Editorial - Dossiê: Teorias de Linguagem e Estudos de Religião. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 16, n. 51, p. 997, 31 dez. 2018.
Seção
Editorial
Biografia do Autor

Etienne Alfred Higuet, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Possui graduação em Baccalauréat pela Université Catholique de Louvain (1965) , graduação em Baccalauréat pela Université catholique de Louvain (1969) , mestrado em Licence pela Université catholique de Louvain (1971) , mestrado em Licence pela Université catholique de Louvain (1972) e doutorado pela Université Catholique de Louvain (1978) . Atualmente é professor visitante da Universidade do Estado do Pará, Membro de corpo editorial da Correlatio (São Bernardo do Campo), Membro de corpo editorial da Via Teológica e Membro de corpo editorial da TeoLiteraria - revista Brasileira de Literaturas e Teologias. Membro do conselho científico de Reflexão. Tem experiência na área de Teologia , com ênfase em Teologia Sistemática, na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia da Religião, na área de Cultura visual, com ênfase na interpretação de imagens religiosas. Presidente da Associação Paul Tillich do Brasil.