Economia e turismo religioso: o fenômeno das peregrinações aos santuários marianos. 2018. Dissertação (Mestrado) - Mestrado em Economia, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Departamento de Gestão e Economia), Universidade da Beira Interior, Covilhã Portugal.
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Há séculos as peregrinações estão presentes no cristianismo. Para os católicos é indiscutível a importância das devoções e visitações aos santuários marianos. O número de pessoas que visitam e peregrinam a esses espaços influenciam a economia local. Para compreeder os determinantes economicos do turismo religioso mariano foi estudado o Santuário de Fátima (Portugal). Dado o grande acervo de informações estatísticas do santuário português, verificou-se, através do modelo Vector Autoregressive, que o Produto Interno Bruto e o desemprego influenciam unidirecionalmente as peregrinações. O modelo Autoregressive Distributed Lag revelou que o aumento do Produto Interno Bruto e das chegadas internacionais no curto prazo impactam positivamente o número de peregrinos. Por meio da regressão Ordinary Least Squares foram encontradas relações estatísticas significantes entre fatores climáticos (volume de chuva e temperatura média) e o número de visitantes do Santuário de Fátima. O método de previsão Sazonal Autoregressive Integrated Moving Average foi aplicado para o número de peregrinos do Santuário de Fátima. O mesmo método também foi aplicado para o Santuário de Aparecida (Brasil), porém a informação estatística era composta pelo número de visitantes mensais. Os resultados revelam uma forte sazonalidade nas
peregrinações e visitações. Revelam ainda que os primeiros e últimos meses do ano são os períodos de baixa procura. Este estudo permite um novo olhar para o turismo religioso em contexto mariano, os resultados empíricos possibilitam aos responsáveis por estabelecer políticas públicas, agentes do turismo e a administração dos santuários que direcionem suas ações. As ações desenvolvidas em conjunto podem beneficiar os residentes, visitantes, peregrinos, o setor do turismo, a economia local e os próprios santuários.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a Editora PUC Minas, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à Horizonte. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Horizonte está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0):
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.