Desconstrução do cristianismo: imperativo ontológico à experiência de Deus na pós-modernidade

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Cleusa Caldeira

Resumo

Com este texto perscruta-se a maneira como a razão secular contribuiu para pensar a experiência de Deus no contexto pós-cristão e pós-metafísico. Neste novo contexto, explicitam-se as principais contribuições do “niilismo místico” à possível experiência religiosa no marco de novas condições culturais. Fundamental será a assunção da desconstrução enquanto método do pensamento crítico.  Segue-se o teólogo mexicano Carlos Mendoza Álvarez que, partindo da crítica pós-cristã aos sistemas de crença e de moral, propõe a superação dos obstáculos que impedem o acesso ao manancial divino e, consequentemente, a volta à coisa mesma da fé cristã. Nesse horizonte, emerge a desconstrução do cristianismo como um imperativo ontológico para superar a metafísica clássica e, consequentemente, ascender à metafísica do Ser Superessencial. Inserido, pois, em sua própria desconstrução, do cristianismo declosionado surge a fé niilista como uma potência da subjetividade, como o estágio que representa a passagem de mundo da crença para o mundo iconoclasta e apofático, isto é, o mundo da fé sem a idolatria do sujeito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
CALDEIRA, C. Desconstrução do cristianismo: imperativo ontológico à experiência de Deus na pós-modernidade. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 16, n. 51, p. 1270, 31 dez. 2018.
Seção
Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject
Biografia do Autor

Cleusa Caldeira, PONTÍFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ -PUCPR

Pós-doutoranda em teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Doutora em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE) em Belo Horizonte (2017). Mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2011). Especialização em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2009). Bacharel em Teologia pelo Seminário Rev. Antonio de Godoy Sobrinho (2003), convalidou o diploma pela UNIFIL (2007), ambos em Londrina-Pr. Exerce o ministério pastoral na Igreja Presbiteriana Independente do Brasil e contribui pastoralmente na Igreja Presbiteriana Unida do Brasil. Pesquisa atualmente sobre o acontecimento da redenção em contexto pós-moderno. Atuando também nos temas: Teologia Feminista; Hermenêutica Negra, Leitura popular da Bíblia; Teologia fundamental; teologia da libertação. É consultora da CENACORA (Comissão Ecumênica Nacional de Combate ao Racismo), desde 2014. Membro da Soter ( Sociedade de Teologia e Ciências da Religião), desde 2013.