A poética e a linguagem religiosa em Paul Ricoeur

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Ivanaldo Oliveira Santos
Marcio Lima Pacheco

Resumo

O objetivo deste artigo é traçar como, no pensamento de Paul Ricœur, a narração e a sua especificidade da linguagem religiosa permeiam um acontecimento in illo tempore que dá ao ser humano uma orientação temporal que carrega um acontecimento passado para um futuro que, em certo sentido, é preenchido pela esperança e, com isto, coroando o esforço do existir do ser humano. O artigo fundamenta-se principalmente nas obras de Ricœur, tais como: O conflito das interpretações, A hermenêutica bíblica, Manifestation et Proclamation e Do texto à ação. Discute-se a questão de, em Ricœur, a linguagem religiosa oferecer a garantia do acolhimento da revelação como palavra inacessível e, com isso, faz com que o ser humano decida por essa como um dom gratuito. Ela redescreve a realidade. Um processo realizado por meio da linguagem metafórica e simbólica. Neste sentido, o símbolo tem um sentido que pode ser reapropriado por quem o interpreta. Por fim, afirma-se que, em Ricœur, o texto sagrado, especificamente o texto bíblico, é uma janela aberta, uma possibilidade tanto do processo ético de nomeação de Deus como também da abertura e da complexidade poética da construção do texto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SANTOS, I. O.; PACHECO, M. L. A poética e a linguagem religiosa em Paul Ricoeur. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 16, n. 51, p. 1197, 31 dez. 2018.
Seção
Artigos/Articles: Dossiê/Dossier
Biografia do Autor

Ivanaldo Oliveira Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Filósofo, pós-doutorado em estudos da linguagem pela USP, pós-doutorado em linguística pela PUC-SP, doutor em estudos da linguagem pela UFRN, professor do Departamento de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Marcio Lima Pacheco, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Doutor em Filosofia/Metafísica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), professor do Departamento de Filosofia na Universidade Federal de Rondônia (UNIR).