Teorias da linguagem e estudos do discurso: apontamentos metodológicos para uma análise do discurso religioso

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Kenner Roger Cazotto Terra

Resumo

Sob o paradigma da Modernidade acreditava-se na referencialidade direta entre conceito e mundo, signos e realidade. Com os novos estudos linguísticos, a fissura e descontinuidade entre coisa e palavra revelaram a limitação das metanarrativas e suas derivações. A consequência natural desse horizonte foi uma verdadeira virada nas ciências humanas. A linguagem percebeu-se como significação e não reflexo direto das coisas a respeito das quais se pronuncia. Para os estudos da religião, essas renovadas perspectivas das teorias da linguagem serviram de mudança paradigmática, produzindo uma verdadeira explosão metodológica. Por isso, ferramentas habilidosas para os estudos da linguagem tem ganhado espaço nos estudos da religião, possibilitando compreendê-la como lócus de sentidos. Dessa forma, as múltiplas linguagens da religião, por vezes tratadas como distorção do real ou ideologia alienante, são acessadas como sistema complexo de narrativas, símbolos, ritos, artes e performances aptas para a criação e compreensão do mundo.  A partir dessa preocupação, estabelecem-se as pesquisas das Linguagens da Religião cujos aportes teóricos e objetos avançam à produção simbólica da religião. Dentro dessa discussão metodológica, preocupada em compreender e interpretar as linguagens produzidas pela religião, o artigo pretende apresentar a Análise do Discurso traduzida para os estudos da religião e suas contribuições metodológicas aos estudos do discurso religioso. O texto apresentará, na primeira parte, os principais aportes teóricos da Análise do Discurso francesa. Essa tarefa apontará algumas intuições e provocações possibilitando uma Análise do Discurso Religioso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
TERRA, K. R. C. Teorias da linguagem e estudos do discurso: apontamentos metodológicos para uma análise do discurso religioso. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 16, n. 51, p. 1085, 31 dez. 2018.
Seção
Artigos/Articles: Dossiê/Dossier
Biografia do Autor

Kenner Roger Cazotto Terra, Faculdade Unida de Vitória (FUV)

Graduado em Teologia (EST), Mestre e doutor em Ciências da Religião (UMESP), Membro do grupo de Pesquisa Oracula (www.oracula.com.br), membro da ABIB (associação brasileira de interpretação bíblica) e do Grupo de Pesquisa Linguagens da Religião (FUV)