As máfias italiana e japonesa: uma reflexão sobre o Estado e suas políticas antimáfia a partir da década de 1990
Resumo
A pesquisa procura analisar a atuação de organizações criminosas, conhecidas como máfias. Trata-se de um tema de grande relevância para a sociedade, pois esses grupos bem estruturados com monopólio da violência, mesmo que de forma ilegal e por meio de suas próprias regras, acabam por influenciar e interferir em questões políticas e de segurança. O objetivo geral do trabalho é realizar uma análise comparativa entre as máfias japonesa e italiana, desde os anos 1990, no que tange à sua relação com o Estado e suas políticas antimáfia, avaliando suas diferenças, semelhanças e singularidades. Para a realização da pesquisa, primeiramente, foi realizado o estudo dos elementos básicos fundamentais à compreensão do tema, sendo utilizado para este fim o método documental e bibliográfico, apoiando-se em literatura nacional e internacional.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).