O combate ao terrorismo: uma análise das principais causas e das estratégias e modelos contraterroristas
The fight against terrorism: an analysis of the main causes and counterterrorist strategies and models
Resumo
O Sistema Internacional tem diversos meios para enfrentar a ameaça terrorista, entretanto, as respostas reativas - as que lidam com os ataques depois de terem acontecido - tendem a obter a maior parte da atenção. Assim, a importância das medidas preventivas precisa ser discutida, a fim de tentar impedir o terrorismo em primeiro lugar. Para isso, será apresentada, neste artigo, uma breve explicação sobre as causas do terrorismo, então serão expostos os diferentes modelos de contraterrorismo e como eles se relacionam com a prevenção ou a reação. Posteriormente, será demonstrado a importância, bem como os obstáculos, da prevenção.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
16-11-2017
Como Citar
Souza Cruz Teodoro, A. C., & Gonçalves Ramalho, D. (2017). O combate ao terrorismo: uma análise das principais causas e das estratégias e modelos contraterroristas. Fronteira: Revista De iniciação científica Em Relações Internacionais, 16(32), 268-288. Recuperado de https://seer.pucminas.br/index.php/fronteira/article/view/15726
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).