O impacto do terrorismo na economia e seu efeito sobre o mercado brasileiro
The impact of terrorism on the economy and its effect on the brazilian market
Resumo
Este artigo teve como objetivo analisar o impacto do terrorismo na economia e investigar se ocorreu algum impacto significativo de atentados na bolsa de valores de São Paulo tanto no Ibovespa quanto em seu volume transacionado entre 1995 a 2014. Neste período, foram escolhidos três atentados: 11/09/2001 nos EUA, 11/03/2004 na Espanha e 07/07/2005 no Reino Unido. Com base na literatura prévia, este artigo analisou, por meio de testes de diferença de média, a reação da Bovespa. Os resultados confirmaram a existência de efeito por causa dos atentados, mas que o mesmo é de curto prazo sobre o Ibovespa, sendo que tal efeito negativo decaiu ao longo dos anos. Os resultados se mostraram semelhantes aos encontrados por Drakos (2010), Kollias, Papadamou, Stagiannis (2010) e Graham; Ramiah (2011).
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).