Liberdade: considerações de caráter cívico
Freedom: considerations of civic character
Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar as principais ideias e argumentos que compõem o escopo teórico e ideológico de doutrinas liberais/libertárias da literatura, em seus mais diversos ângulos, analisando-os dentro das considerações de caráter cívico. Serão analisados os principais argumentos utilizados para se defender tais ideias e como os mesmos são apresentados. Será considerado também, em grande medida, as contribuições de Michael J. Sandel, Robert Putnam e Alexis de Tocqueville sobre as questões cívicas. O primeiro dispõe de uma vasta análise sobre as questões que circundam os principais argumentos libertários; o segundo apresenta os argumentos sobre o que caracteriza uma comunidade cívica; e o terceiro dispõe das ferramentas teórico-políticas sobre a liberdade e a igualdade dentro de uma sociedade.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).