Uruguai em pauta: a legalização do aborto no contexto da ascensão da frente ampla
Uruguay on the agenda: the legalization of abortion in the context of the rise of Frente Amplio
Resumo
Nos últimos anos, a política uruguaia sofreu uma transformação pela forma como vinha sendo conduzida. A ascensão da Frente Ampla (FA) ao poder e a ampliação dos direitos sociais e civis da população conduziram o Uruguai a aprovação da lei de regulamentação do aborto, em 2012. O objetivo do presente trabalho é analisar a relação entre a adoção dessas políticas sociais no país nos últimos anos com os governos da Frente Ampla no período de 2005-2014, bem como o impacto que essas transformações tiveram na aprovação da Lei do Aborto. O método de abordagem a ser utilizado na pesquisa é o hipotético-dedutivo, partindo de uma análise qualitativa-histórica. Concluiu-se que a adoção dessas políticas de fato contou com o esforço da FA em aprova-las, inclusive na legalização da interrupção voluntária da gravidez; no entanto, outros atores, como a sociedade civil desempenharam um papel fundamental na participação desse processo.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).