A análise de impacto regulatório e relações governa governamentais: sua aplicação sua aplicação em políticas comerciais internacionais
Resumo
O artigo visa atualizar o entendimento sobre um dos fatores essenciais para a integração de atividades comerciais internacionais. Aponta-se a importância do rumo das negociações internacionais no que toca a harmonização regulatória, tendo em vista seu potencial favorável à harmonização econômica internacional. O artigo traz a tona o efeito que a relação entre boas práticas decisórias administrativas e a defesa de interesses pode ter no comércio internacional. A análise é feita a partir da descrição de modelos e teorias de regulação desenvolvidas no âmbito do Estado brasileiro e da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, à luz de sua aplicação em acordos de facilitação comercial. Conclui-se que o estudo da ferramenta de Análise de Impacto Regulatório é um caminho de aproximação para negociações internacionais que envolvem arranjos cooperativos comerciais.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).