Geografia, Território e Guerra: Os conflitos cisplatinos da primeira metade do século XIX
Resumo
A relação bilateral entre Brasil e Argentina tem na primeira metade do século XIX um de seus períodos mais conturbados, tendo em duas ocasiões o conflito escalado a ponto de eclosão da Guerra Cisplatina (1825-28) e da Guerra contra Oribe e Rosas (1851-52). A partir de uma primeira aproximação tende-se a creditar as causas das guerras entre Buenos Aires e Rio de Janeiro à disputa pela liderança ou pela hegemonia na Bacia do Prata. Entretanto, a partir da Explicação Territorial das Guerras de Vasquez (1995) se objetiva demonstrar a importância primária da questão territorial relativa à possessão da Banda Oriental para a escalada do conflito entre os dois países.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).