O emprego de meios coercitivos em operações de paz: As intervenções na antiga Iugoslávia

  • Leonardo Dias de Paula Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Palavras-chave: Segurança Internacional, Operações de Paz, Iugoslávia

Resumo

O empreendimento de intervenções “humanitárias” a partir da década de 1990 revela-se como uma alternativa para a manutenção da paz e segurança internacional frente aos novos desafios impostos com o fim da Guerra Fria. O presente artigo objetiva estudar o emprego de meios coercitivos em operações de paz. Para tanto, realiza uma visita à cronologia da intervenção conduzida em território iugoslavo, atentando para as progressivas ampliações das funções desempenhadas pela missão de paz. Depreende, pois, a necessidade de reconsiderar o emprego das modalidades de intervenção para resolução de questões de segurança internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
09-12-2016
Como Citar
de Paula, L. D. (2016). O emprego de meios coercitivos em operações de paz: As intervenções na antiga Iugoslávia. Fronteira: Revista De iniciação científica Em Relações Internacionais, 13(25-26), 34-52. Recuperado de https://seer.pucminas.br/index.php/fronteira/article/view/12286