Plano Dalet e a influência da teoria política de Maquiavel no processo colonial israelense
Resumo
O Estado de Israel, desde sua criação, mantém diversas intervenções militares e políticas nos territórios ocupados na cidade da Cisjordânia. As medidas adotadas por ele visam impossibilitar a construção de um Estado Palestino soberano. Uma delas é o Plano Dalet (o qual foi elaborado entre 1947 e 1948, continuando, até hoje, a ser aplicado). Na estrutura dele, pode-se encontrar influências da teoria clássica maquiavélica, do século XVI, de como conquistar Estados e mantê-los sob domínio. Assim, este artigo pretende analisar como o pensamento de Nicolau Maquiavel, com base na obra O Príncipe, influenciou a constituição do Plano Dalet, que objetiva a tomada do território palestino sob os pressupostos do sionismo (o qual prega o retorno dos judeus à terra prometida).
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).