A Securitização do Terrorismo Transnacional e os Megaeventos no Brasil
Resumo
Megaeventos são alvos tradicionais para o terrorismo transnacional. Na última década o Brasil tem sido palco da realização de diversos eventos deste porte, como a Copa do Mundo FIFA 2014 e os Jogos Olímpicos Rio 2016. Baseado nisso, o presente artigo objetiva analisar a especificidade do processo de securitização do terrorismo ocorrido no Brasil. Acredita-se, que apesar da percepção do risco de atentados terroristas no país ser tradicionalmente baixa, o fato do Brasil ter sediado diversos megaeventos na última década pode ser um dos fatores explicativos para a recente mobilização de grande quantidade de recurso para a contenção do risco representado pelo terrorismo transnacional
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).