Terrorismo no ciberespaço: O poder cibernético como ferramenta de atuação de organizações terroristas
Resumo
O ciberespaço é um novo domínio de poder nas relações internacionais onde atuam diversos atores, entre eles as organizações terroristas. Estas organizações encontraram no espaço cibernético um novo campo para expandir suas ideias e alcançar seus objetivos. Dessa forma, o tema do terrorismo no ciberespaço é uma questão relevante no contexto internacional. Posto isto, o objetivo da pesquisa foi demonstrar a forma que estes grupos operam neste novo domínio de poder, sendo necessário a apresentação de conceitos como ciberespaço, poder cibernético, terrorismo e terrorismo cibernético, além da aplicação das formas de atuação das organizações terroristas neste espaço em situações reais. O problema da pesquisa foi demonstrar de que maneira estas organizações utilizam-se do espaço cibernético como ferramenta de atuação. Para isso, o método de pesquisa utilizado foi o bibliográfico e o levantamento de informações foi realizado a partir de livros, artigos e publicações na internet. Com a pesquisa finalizada, foi possível conluir que os grupos terroristas utilizam-se do poder no ciberespaço para divulgar propaganda, levantar fundos, transmitir informações para treinamento, planejar atos terroristas, auxiliar na execução desses atos e efetuar ataques cibernéticos.
Downloads
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).