A América Latina no contexto da reconfiguração hegemônica global: o avanço estratégico da China na região no século XXI
Latin America in the Setting of the Global, Hegemonic Reconfiguration: China’s Strategic Advance in the Region in the 21st Century
Resumo
O objetivo deste artigo é analisar a situação atual da região da América Latina no contexto da reconfiguração hegemônica da economia mundial. Esta última se expressa na combinação de tensões e questionamentos que sofre o sistema interestatal do pós-guerra, sobre o qual foi construída e consolidada a liderança hegemônica dos Estados Unidos da América (EUA). Ao mesmo tempo, a ascensão da China é vista como um ator que, mesmo sem renunciar às instituições do referido sistema, desenvolve e promove novas dinâmicas de interação entre países que não obedecem aos princípios de consenso interestatal expressos na Carta Magna das Nações Unidas (NN UU). Diante de tal cenário, a América Latina (AL) é entendida como um território em disputa onde coexistem, de um lado, os interesses dos EUA que buscam manter seu papel de centro hegemônico e, de outro, as estratégias de expansão da China nas quais há um crescente protagonismo na AL a partir deste milênio.
Downloads
Copyright (c) 2019 Estudos Internacionais: revista de relações internacionais da PUC Minas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).