Aspectos para compreender o peculiar sistema monetário cubano
Aspects to understand the peculiar cuban monetary system
Resumo
O sistema monetário cubano apresenta atualmente duas moedas nacionais, o peso (CUP) e o peso conversível (CUC), emitidas pelo banco central, e que circulam legalmente no país. Este trabalho procura analisar os principais aspectos desse processo, considerado único e que foi originado pela mais grave crise econômica da história de Cuba. Para isso, foi necessário um resgate da conjuntura que levou o governo a desenvolver esse sistema, apontando suas características e seu funcionamento. Apesar do sucesso em estabilizar a economia, a circulação de duas moedas oficiais geraram distorções sociais graves relacionadas ao consumo de mercadorias, entre aqueles com acesso e sem acesso ao peso conversível. Entendemos que a singularidade do sistema monetário cubano já teria cumprido sua função histórica. A questão está em realizar a unificação monetária sem recriar os problemas enfrentados pelo país nos anos 1990, algo essencial para que o país possa tirar o melhor proveito de uma possível normalização das relações econômicas com os Estados Unidos.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).