DESVENDANDO O GLAUCOMA:

compreendendo a doença através da experiência interativa

  • Júlia Pinheiro Amantéa Vilela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais https://orcid.org/0009-0005-7958-5834
  • Lívia Hastenreiter e Melo Batalha Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais https://orcid.org/0009-0002-2099-1510
  • Camila de Oliveira Ribeiro Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Emílio Rintaro Suzuki Júnior Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Palavras-chave: Glaucoma, Conscientização do Glaucoma, Oftalmologia

Resumo

Este trabalho aborda uma ação educativa realizada em Belo Horizonte com o objetivo de aumentar a conscientização sobre o glaucoma, doença ocular progressiva e assintomática que pode levar à cegueira. A atividade, intitulada “Desvendando o Glaucoma: Compreendendo a Doença Através de Experiência Interativa,” ocorreu no Mercado Central e integrou informações científicas a uma experiência sensorial. Durante o evento, os participantes utilizaram óculos especiais para simular a perda visual progressiva associada ao glaucoma, compreendendo mais profundamente as dificuldades impostas pela doença. O circuito interativo foi composto por quatro estações, representando diferentes fases do glaucoma, e incluiu atividades práticas como caminhar com obstáculos, incentivando a percepção das limitações visuais. Dados de questionários aplicados antes e após a experiência revelaram aumento expressivo no conhecimento sobre o glaucoma, seus fatores de risco, diagnóstico e prevenção, indicando o impacto positivo da abordagem sensorial na conscientização. Conclui-se que ações imersivas, que combinam teoria e prática, são eficazes para estimular o engajamento na prevenção do glaucoma e para promover a busca por diagnóstico precoce, contribuindo para a criação de uma cultura preventiva na saúde ocular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlia Pinheiro Amantéa Vilela, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Acadêmica do 10º período do curso de medicina da PUC Minas.

Lívia Hastenreiter e Melo Batalha, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Acadêmica do 10º período do curso de medicina da PUC Minas.

Camila de Oliveira Ribeiro, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Acadêmica do 7º período do curso de medicina da PUC Minas.

Emílio Rintaro Suzuki Júnior, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Professor de Oftalmologia da PUC Minas.

Referências

AMERICAN ACADEMY OF OPHTHALMOLOGY. Basic and Clinical Science Course, Section 10: Glaucoma. 2021-2022 ed. EUA: American Academy of Ophthalmology; 2021. p. 337.

BOWLING, Brad. Kanski Oftalmologia Clínica: uma abordagem sistemática. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier; 2016. p. 1615.

SILVA, João; OLIVEIRA, Maria. A prevenção do glaucoma: uma análise sobre a conscientização em saúde pública. Revista Brasileira de Oftalmologia, Rio de Janeiro, v. 82, n. 3, p. 183-190, jul./set. 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbof/a/kHLnFkWBc6jDWz3sQbvyhtR/. Acesso em: 6 nov. 2024.

SUZUKI JR., Emílio Rintaro; SOUZA, Clarice Freire Dayrell da; HERINGER, Gustavo Carlos. Manual de Oftalmologia da PUC Minas. Rio de Janeiro: Cultura Médica; 2021. p. 123.
Publicado
19-12-2024