Programa nacional de alimentação escolar em ato: caminhos de uma experiência de curricularização da extensão
Resumo
Este relato traz a experiência de curricularização da extensão no módulo de Nutrição da Criança e do Adolescente do Curso de Nutrição da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista tendo como tema central o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Projeto de extensão Saberes e sabores: a Nutrição em diálogos. O histórico das ações do Projeto aponta para o investimento na interdisciplinaridade e no desenvolvimento de pensamento crítico, sendo que as atividades predominantes nos anos da pandemia envolveram o acompanhamento do trabalho de nutricionistas, quadro técnico executor do PNAE. Essa ação deu visibilidade às lacunas entre a abordagem acadêmica sobre o tema e a realidade da atuação do nutricionista na alimentação escolar e nortearam a construção da carga horária extensionista do referido módulo, a partir da construção coletiva das aulas e abordagens pedagógicas com profissionais com ampla experiência no cuidado infanto-juvenil, incluindo o PNAE. Além de momentos específicos, a alimentação escolar foi tema transversal nas aulas do módulo, em diálogo com a fome e políticas públicas de alimentação e nutrição intersetoriais. Os papéis das merendeiras, das nutricionistas e dos escolares, como atores da política e sujeitos de direitos ganharam destaque nas aulas ministradas por profissionais do PNAE e na construção coletiva da curricularização. A avaliação desta experiência aponta para a potência da abertura da Universidade para a produção de percursos pedagógicos junto aos atores sociais, propiciando o contato do estudante com relatos de situações reais da alimentação escolar e a valorização de todos os atores envolvidos na execução desta política pública que garante a comida como direito. A construção paulatina da curricularização almeja a inclusão dos outros atores da alimentação escolar na proposta, bem como o fortalecimento da formação de nutricionistas críticos aptos a trabalhar a partir da realidade brasileira.
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Referências
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