Programa nacional de alimentação escolar em ato: caminhos de uma experiência de curricularização da extensão

  • Fernanda Teles Gonzalez Prefeitura Municipal de Santos: Santos, São Paulo
  • Cassiane Santos Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista
  • Juliana Lima Oliveira Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista
  • Maria Fernanda Frutuoso Universidade Federal de São Paulo
Palavras-chave: Alimentação escolar, Extensão universitária, Ensino superior, Nutricionistas

Resumo

Este relato traz a experiência de curricularização da extensão no módulo de Nutrição da Criança e do Adolescente do Curso de Nutrição da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista tendo como tema central o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Projeto de extensão Saberes e sabores: a Nutrição em diálogos. O histórico das ações do Projeto aponta para o investimento na interdisciplinaridade e no desenvolvimento de pensamento crítico, sendo que as atividades predominantes nos anos da pandemia envolveram o acompanhamento do trabalho de nutricionistas, quadro técnico executor do PNAE. Essa ação deu visibilidade às lacunas entre a abordagem acadêmica sobre o tema e a realidade da atuação do nutricionista na alimentação escolar e nortearam a construção da carga horária extensionista do referido módulo, a partir da construção coletiva das aulas e abordagens pedagógicas com profissionais com ampla experiência no cuidado infanto-juvenil, incluindo o PNAE. Além de momentos específicos, a alimentação escolar foi tema transversal nas aulas do módulo, em diálogo com a fome e políticas públicas de alimentação e nutrição intersetoriais. Os papéis das merendeiras, das nutricionistas e dos escolares, como atores da política e sujeitos de direitos ganharam destaque nas aulas ministradas por profissionais do PNAE e na construção coletiva da curricularização. A avaliação desta experiência aponta para a potência da abertura da Universidade para a produção de percursos pedagógicos junto aos atores sociais, propiciando o contato do estudante com relatos de situações reais da alimentação escolar e a valorização de todos os atores envolvidos na execução desta política pública que garante a comida como direito. A construção paulatina da curricularização almeja a inclusão dos outros atores da alimentação escolar na proposta, bem como o fortalecimento da formação de nutricionistas críticos aptos a trabalhar a partir da realidade brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANTONIO, Nicoli Carolina; TEREBELI, Gabrieli Costa Ribeiro; AYUB, Sandra Regina Chalela. Saúde mental no século XXI: indivíduo e coletivo pandêmico: Impacto da pandemia no âmbito familiar e profissional da mulher. Guarujá: Ed. Científica, 2021.
BRASIL. Lei Federal nº 11.947 de 16 de julho de 2009. Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e do Programa Dinheiro Direto na Escola aos alunos da educação básica. Diário Oficial da União 2009; 16 jun.
BRASIL. Lei n° 13.005/2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. 2014.
BRASIL. Portaria nº 454 de 20 de março de 2020. Declara, em todo o território nacional, o estado de transmissão comunitária do coronavírus (Covid-19). Diário Oficial da União. 2020a.
BRASIL. Resolução nº 02 de 09 de abril de 2020. Dispõe sobre a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE durante o período de estado de calamidade pública, reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020, e da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do novo coronavírus – Covid-19. Ministério da Educação: FNDE, 2020b.
BRASIL. Resolução nº 06 de 08 de maio de 2020. Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE.
CARVALHO, Monica Sampaio; MERHY, Emerson Elias; SOUSA, Maria Fátima de. Repensando as políticas de Saúde no Brasil: Educação Permanente em Saúde centrada no encontro e no saber da experiência. Interface, Botucatu, v.23, e1902112019, 2019.
FREIRE, Paulo; FAUNDEZ, Antonio. Por uma pedagogia da pergunta. 12ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.
FRUTUOSO, Maria Fernanda Petroli; JUNQUEIRA, Virginia; Capozzolo, Ângela Aparecida. A experiência de formação (em) comum de nutricionistas na Unifesp, campus Baixada Santista. Saúde em Debate, Rio de Janeiro, v.41, n. 112, p. 298-310, 2017.
FRUTUOSO, Maria Fernanda Petroli; VIANA, Cássio Vinicius Afonso; MENDES, Rosilda; ALMEIDA, Paulo Santos; Wallerstein, Nina; AKERMAN, Marco. Direito humano à alimentação adequada e objetivos do desenvolvimento sustentável: interferências coletivas com crianças em periferias vulnerabilizadas. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 31, n. 3, e200666, 2022.
HAGIHARA, Gabriela Mori; SOUZA, Bruna; NEVES, Thais de Moura; SEVERO, Amanda Beatriz Almeida; CAPRILES, Vanessa Dias; FRUTUOSO, Maria Fernanda Petroli. Saberes e sabores: ciência dos alimentos e trabalho em saúde. Revista Ciência em Extensão, São Paulo, v.10, n.2, p.97-106, 2014.
HOOKS, bell. Ensinando pensamento crítico: sabedoria prática. São Paulo: elefante, 2020.
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio PNAD Covid 19. Rio de Janeiro: IBGE, 2020.
KONFLANZ, Daiana Taís Zander. Contribuição do Programa Nacional de Alimentação Escolar na situação de segurança alimentar e nutricional em famílias com crianças até seis anos durante a pandemia de Covid-19. 2022. 64 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Aplicadas à Saúde) Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2022.
MELGAÇO, Mariana Belloni. As merendeiras do DF: voz e silêncio no Programa Nacional de Alimentar Escolar. 2021. 233 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
MELGAÇO, Mariana Belloni; MATOS-DE-SOUZA, Rodrigo. Produzindo a subalternidade: as merendeiras nos documentos e iniciativas da gestão federal do PNAE. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 38, e34023, 2022.
MERHY, Emerson Elias. Educação Permanente em Movimento - uma política de reconhecimento e cooperação, ativando os encontros do cotidiano no mundo do trabalho em saúde, questões para os gestores, trabalhadores e quem mais quiser se ver nisso. Saúde em Redes, Porto Alegre, v. 1, n. 1, p. 07-14, 2015.
PIERRE, Jean; BONOMO, Élido. A extinção do CONSEA nacional e seu impacto nos conselhos estaduais e municipais. São Paulo: Le Monde Diplomatique, 2020.
PIMENTA, Denise Nacif, WENHAM, Clare, ROCHA, Mariela Campos, BONAN, Claudia, MENDES, Corina, Helena Figueira, NASCIMENTO, Marcos et al. Leituras de gênero sobre a Covid-19 no Brasil. In: MATTA, Gustavo Correa et al, eds. Os impactos sociais da Covid-19 no Brasil: populações vulnerabilizadas e respostas à pandemia. Rio de Janeiro: Observatório Covid 19; Editora FIOCRUZ, 2021. p. 159-170.
NACAGUMA, Simone; STOCO, Sergio; ASSUMPÇÃO, Raiane. Política de curricularização da extensão na UNIFESP [recurso eletrônico]: caminhos, desafios e construções. São Paulo: Alameda, 2021.
UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo. Projeto Político Pedagógico do Curso de Nutrição. 2023 [no prelo].
Publicado
19-12-2023