Poesia e identidade em Minas Gerais: a construção da memória
Palavras-chave:
Poesia, Identidade, Tradição, Minas Gerais.
Resumo
Na obra de muitos poetas canônicos da história literária de Minas Gerais, como Cláudio Manuel da Costa e Carlos Drummond de Andrade, a memória está intimamente ligada às origens do Estado e à tentativa de construir uma identidade individual ou coletiva, sempre em processo, em permanente abertura, preservadas, entretanto, nessa construção, as marcas da tradição.Este trabalho pretende mostrar em poemas ou em fragmentos de poemas esse movimento de volta ao passado e, simultaneamente, a contribuição daqueles poetas à construção de uma identidade coletiva em continua e complexa formação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
01-05-2007
Como Citar
AGUIAR, M. S. DE. Poesia e identidade em Minas Gerais: a construção da memória. Cadernos de História, v. 9, n. 11, p. 99-112, 1 maio 2007.
Edição
Seção
Mesa Redonda: Mineiridade
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
A inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
Todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".