Os processos de construção do conhecimento acadêmico: conflitos e superação

  • Olavo Pereira Soares Universidade Federal de Alfenas -UNIFAL/MG.
Palavras-chave: Ideário pedagógico, Conhecimento acadêmico, Perspectivas pedagógicas, Individualidade, Individualismo.

Resumo

Este artigo analisa as dificuldades encontradas por professores e alunos na produção de conhecimento histórico acadêmico. Apresenta como pressuposto que as perspectivas pedagógicas amplamente divulgadas no Brasil, nos últimos quinze anos, influenciaram sobremaneira a concepção de conhecimento dos alunos ingressantes e são conflitantes com as perspectivas dos professores universitários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Olavo Pereira Soares, Universidade Federal de Alfenas -UNIFAL/MG.
Possui graduação em História pela UNESP - Campus de Assis (1990). Foi professor de História no ensino fundamental e médio na cidade de São Paulo ao longo da década de 1990. No ano de 2000 concluiu o Mestrado na USP - Universidade de São Paulo, com a Dissertação sobre 'a cultura midiática e o ensino de história'. A partir de 2001 iniciou as atividades de docência no ensino superior, trabalhando com disciplinas vinculadas aos cursos de formação de professores. Em 2005 concluiu o Doutorado, também na USP, com a Tese sobre 'a atividade de ensino de história'. Em 2006 ingressou como Professor Adjunto na UNIFAL-MG, Universidade Federal de Alfenas. Atualmente, na UNIFAL-MG coordena o PIBID/CAPES da área de História, lidera o Grupo de Pesquisa 'Conhecimento, ensino e aprendizagem da história' e desenvolve pesquisas sobre o ensino e a aprendizagem das humanidades no ensino fundamental.
Publicado
01-05-2007
Como Citar
SOARES, O. P. Os processos de construção do conhecimento acadêmico: conflitos e superação. Cadernos de História, v. 9, n. 11, p. 59-70, 1 maio 2007.
Seção
Mesa Redonda: Educação e Conhecimento