O processo de construção do conhecimento: uma tarefa maiêutica

  • Luzia Maria Werneck Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas.
Palavras-chave: Conhecimento, Saber, Educação, Certeza, Incerteza.

Resumo

Este artigo como origem a mesa-redonda “Os processos de construção do conhecimento acadêmico: conflitos e superações” da aula inaugural do primeiro semestre de 2006, no curso de História. Sobre essa temática tentarei discorrer, tendo como interlocutores o saber e a educação. Pesquisadores de áreas diversas são convocados: Edgar Morin, Peter Burke, Moacir Gadotti, Frei Betto, João Batista Libânio, Juvenal Arduini. As muitas idéias iluminarão a reflexão, que será alinhavada por pontos e tons diferentes dos vários discursos sobre o conhecimento. As lentes teóricas serão postas para dar nitidez à discussão sobre o conceito de conhecimento proposto pelo texto a partir do diálogo com a educação e o saber.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luzia Maria Werneck, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas.
possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1988). Atualmente é assistente i da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: escola/inclusão/aprendizagem, espaço para alunos cegos, inclusão e religiosidade, inclusão de alunos deficiência e cegueira - prova - puniçâo.
Publicado
01-05-2007
Como Citar
WERNECK, L. M. O processo de construção do conhecimento: uma tarefa maiêutica. Cadernos de História, v. 9, n. 11, p. 49-58, 1 maio 2007.
Seção
Mesa Redonda: Educação e Conhecimento