A respeito de uma demografia histórica de contatos culturais

  • Sérgio Odilon Nadalin Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Palavras-chave: Demografia histórica, Tempo histórico, Grupo étnico, Ciclo familiar.

Resumo

Propõe-se discutir a experiência de investigação cujo horizonte é demarcado pelos "leques interpretativos" inerentes à história das populações e à demografia histórica. De outra forma, examinar um marco teórico definido pela história de uma população de origem imigrante, cujo dinamismo tem-se mantido por um ritmo singular, embora pautado, de maneira geral, pelos fenômenos relativos à transição demográfica. Essa história define-se por um quádruplo recorte temporal (as três dimensões braudelianas e a temporalidade desenhada pelos ciclos vitais dos indivíduos agrupados em quatro cortes de casamentos). O marco teórico completa-se: a) por uma história de migrações, tanto de indivíduos cuja origem radica-se em alguma parte do que denominaríamos de Europa Germânica quanto de homens e mulheres que chegaram à cidade como fruto de deslocamentos internos de população; b) por uma história da urbanização, fundada no consenso de que a "produção" dos aglomerados urbanos resulta da maneira com que eles se articulam a imigração, a reprodução biológica e a recriação cultural; c) por uma história política, cujo tema desenvolve-se em função do embate entre duas concepções de cidadania: uma – brasileira –, apoiada no jus solis; outra – que fundamenta as concepções e valores étnicos "teuto-brasileiros" –, no jus sanguinis. Nesse contexto visualiza-se a constituição de uma identidade cujas fronteiras étnicas foram definidas pelos membros do grupo e atribuídas pelos de fora; d) finalmente, uma história institucional, que se desenvolve em dois níveis: num, a vida e organização paroquial dos luteranos de origem germânica em Curitiba; noutro, a história das relações paroquiais no seio do desenvolvimento de uma organização supraparoquial que redundaria na Igreja Evangélica Luterana do Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio Odilon Nadalin, Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Possui graduação em História (Licenciatura) pela Universidade Federal do Paraná (1966), mestrado em História pela Universidade Federal do Paraná (1975) e doutorado em História e Geografia das Populações - Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (1978). Atualmente é Professor do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Paraná, membro da Associação Paranaense de História, da Asociación Latinoamericana de Población, da Associação Brasileira de Estudos Populacionais, da Societe de Demographie Historique e da Union Internationale pour l'Etude Scientifique de la Population. Tem experiência na área de História, com ênfase em História das Populações, atuando principalmente nos seguintes temas: crítica de fontes paroquiais, regimes demográficos no passado, imigração germânica, processos de nominação e história da família com ênfase nas metodologias oriundas da demografia histórica.
Publicado
01-05-2007
Como Citar
NADALIN, S. O. A respeito de uma demografia histórica de contatos culturais. Cadernos de História, v. 9, n. 11, p. 11-32, 1 maio 2007.
Seção
Confêrencias