Mula-Marmela e Rosa Caramela: a constituição da voz narrativa

  • Carlos Vinícius Teixeira Palhares PUC Minas
Palavras-chave: literaturas de língua portuguesa, linguística, filologia

Resumo

objetivo deste trabalho é fazer um estudo comparativo acerca
das personagens principais dos contos “A benfazeja”, do
livro Primeiras estórias, de Guimarães Rosa, e de “A Rosa
Caramela”, publicado no livro Cada homem é uma raça, do
escritor moçambicano Mia Couto. Mula-Marmela remete à
protagonista, que livra o povo de um mal que pesa sobre o
lugarejo. Já Rosa Caramela é uma personagem diferente, pois
age de uma maneira excêntrica e é excluída da comunidade
onde reside. Busca-se a articulação entre elas pela presença
nos lugares onde vivem destacando-as pelas suas diferenças,
enfatizando o narrador e a construção narrativa.
Palavras-chave: Personagem; Mula-Marmela; Rosa Caramela;
Narrativa;Guimarães Rosa; Mia Couto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, Mario de. Origens do nacionalismo africano. Lisboa:

Dom Quixote, 1997.

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas: magia e técnica, arte e política.

Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994.

p. 197-211.

BHABHA, Homi. O local da cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG,

BIDINOTO, Alcione Manzoni. História e mito em Cada homem é

uma raça, de Mia Couto. 2004. Dissertação (mestrado em Letras –

Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, Rio Grande do Sul.

COUTO, Mia. Cada homem é uma raça. Rio de Janeiro: Nova Fronteira,

LOPES, José de Souza Miguel. Cultura acústica e letramento em Moçambique: em busca de fundamentos antropológicos para uma educação intercultural. São Paulo: Educ, 2004.

ROSA, Guimarães. Primeiras estórias. Rio de Janeiro: Nova Fronteira,

Publicado
02-12-2011
Como Citar
Palhares, C. V. T. (2011). Mula-Marmela e Rosa Caramela: a constituição da voz narrativa. Cadernos CESPUC De Pesquisa Série Ensaios, 1(21), 97-103. Recuperado de https://seer.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/7916