Teoria gerativa: perspectivas e desafios

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arabie Bezri Hermont, PUC Minas

Possui doutorado (2005) e mestrado (1999) em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e graduação em Letras (1997) e Comunicação Social (1989) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Letras e da Graduação em Letras e Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. É Professora do Departamento de Letras da PUC Minas, instituição na qual ministra disciplinas de graduação (no curso de Letras e de Pedagogia) e de pós-graduação (lato e strictu sensu). Atua no Colegiado do Departamento de Letras. É coordenadora e pesquisadora do grupo de pesquisa ?Estudos em Linguagem e Cognição? ? ELINC. Conduz pesquisas e orienta alunos nas áreas de sintaxe, psicolinguística (considerando tanto a aquisição de linguagem por parte de pessoas sem problemas nesse processo e por parte de indivíduos com déficit linguístico, quanto a perda linguística, notadamente a afasia). É organizadora e autora de um dos capítulos do livro: ?Linguagem e Cognição ? Diferentes perspectivas? (Ed. PUC Minas) e do livro: ?Gerativa: (inter)faces de uma teoria?. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em sintaxe, morfologia e léxico, fonologia e alfabetização. Tem ainda interesse nas áreas de aquisição da linguagem, problemas na aquisição da linguagem e perda da linguagem. Em decorrência de estudos com déficit específico de linguagem oral tem ainda pesquisado os processos de aquisição da leitura e escrita em tal síndrome. Atua em três distintos projetos: ?Traços formais na gramática mental de indivíduos com e sem déficit de linguagem e a leitura e a escrita por parte de pessoas com déficit gramatical?, ?Tesouro do Léxico Patrimonial Galego e Português? e Aprendizagem da leitura e da escrita por parte de adultos com deficiência intelectual (sendo este último um projeto de pesquisa e de extensão).

Gláucia do Carmo Xavier, IFMG

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela PUC-MG (2016) e mestre em Educação também pela PUC-MG (2008). Realizou estágio de pós-doutorado na área de Sintaxe Gerativa pelo Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem da UFF (2019). Possui duas especializações: Psicopedagogia Clínica pela UVA (2006) e Psicopedagogia Institucional pela Universidade Grande Rio (2007). É licenciada em Letras pelo UNI-BH (2002). Desde 2010, é professora, em regime de dedicação exclusiva, no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). Atualmente, compõe o corpo docente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), além de lecionar Língua Portuguesa, Literatura e disciplinas afins para o Ensino Médio Técnico Integrado e Ensino Médio Técnico Subsequente. Ao longo dos 18 anos como professora, atuou em diversos segmentos, desde a Educação Infantil à Pós-graduação. É líder do grupo de pesquisa GEALI (Grupo de Estudos sobre Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa e Literatura) que tem como foco temas de interesse do Ensino Médio relacionados à linguagem. Coordena projeto de pesquisa sobre Tipologia Verbal, com financiamento externo (Fapemig). É organizadora e autora de três obras, sendo uma delas sobre Teoria Gerativa e suas interfaces. Os principais interesses de pesquisa, em Linguística, voltam-se para a Teoria Gerativa e estudos sobre aspecto verbal, advérbios e tipologia verbal. Dedica-se também aos estudos sobre Literatura Negra, relações etnicorraciais e de gênero, no Ensino Médio.

Referências

CHOMSKY, A. N. Aspects of the Theory of Syntax. Cambridge: The MIT Press, 1965.

CHOMSKY, A. N. Lectures on Government and Binding. Dordrecht: Foris Publications, 1988 [1981].

CHOMSKY, N. Syntactic Structures. The Hague: Mouton, 1985 [1957].

CHOMSKY, N. The Minimalist Program. Cambridge: Massachusetts. The MIT Press, 1995.

CIRÍACO, Larissa; CANÇADO, Márcia. Inacusatividade e inergatividade no PB. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, v.46, n.2, p. 207-225, jul/dez. 2004.

COMRIE, Bernard. Aspect. Cambridge: Cambridge University Press, 1976.

EMONDS, Joseph. A transformation approach to syntax. New York: Academic Press,

HAUSER, M. D.; CHOMSKY, N.; FITCH, W. T. The Faculty of Language: What is it, Who has it, and How did it Evolve? Science, New York, v. 298, p. 1569–1579, nov. 2002.

HERMONT, Arabie Bezri. Tempo e Aspecto no DEL. 2005. 273f. Tese (Doutorado em Linguística) – Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.

HERMONT, Arabie Bezri; MORATO, Rodrigo Altair. Aquisição de tempo e aspecto em condições normais e no déficit específico de linguagem. Revista LinguíStica / Revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Volume 10, número 1, junho de 2014. ISSN 1808-835X 1. [http://www.letras.ufrj.br/poslinguistica/revistalinguistica]

PALMIERE, Denise Telles Leme. A inacusatividade na aquisição da linguagem. 2002. 198f. Tese (Doutorado em Linguística) – Instituto de Estudos em Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2002.

PEROVIC, A.; WEXLER, K. Development of verbal passive in Williams syndrome. Journal of Speech, Language and Hearing Research, v. 53(5), p. 1294–1306, 2010.

POLLOCK, Jean-Yves. Verb movement, universal grammar, and the structure of IP. Linguistic Inquiry, v. 20, n. 3, p. 365-425, 1989.

RIZZI, Luigi. The fine strucuture of the left periphery. In: HAEGEMAN, L. Elements of

grammar. Dordrecht: Kluwer, 1997.

WEXLER, Kenneth Very early parameter setting and the unique cheking constraint: a new explanation of the optional infinitive stage. Lingua, v. 106, p. 23-79, 1998.

XAVIER, Gláucia do Carmo. O estudo do aspecto em uma perspectiva minimalista: representação sintática e relações com categorias funcionais e lexicais. 2016. 236f. Tese (Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa) – Programa de Pós Graduação em Letras, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016.

Publicado
21-12-2018
Como Citar
Hermont, A. B., & Xavier, G. do C. (2018). Teoria gerativa: perspectivas e desafios. Cadernos CESPUC De Pesquisa Série Ensaios, (33), 1-10. https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.n33p1-10