Manual de redação da Presidência da República: entre princípios e mitos

  • Paulo Anízio Martins de Souza PUC Minas

Resumo

Este trabalho trata da existência de possíveis mitos linguísticos no Manual de redação da Presidência da República, entendidos mitos linguísticos como quaisquer enunciados de natureza gramatical sujeitos a questionamentos, por ser cabível tomá-los como materialização de ideias inconsistentes sobre a língua, sobre sua variedade de maior prestígio e sobre o texto. Para isso foram cotejadas tais ideias com o posicionamento de autores da abordagem funcional e pragmática, com artigos da Constituição Federal no qual se baseia o manual de redação analisado, bem como com aspectos de ordem social e geográfica, peculiares ao território e à população brasileira, chegando-se ao que propusemos chamar de “Mito da homogeneidade do destinatário”, “Mito do padrão culto de linguagem” e “Mito da clareza do texto oficial”. Não se buscou invalidar o uso do padrão culto de linguagem e/ou o cuidado com a clareza textual, senão questionar a total eficácia dessa variedade da língua na apreensão dos atos e documentos emanados do poder público, bem como os meios apresentados para o alcance de tal clareza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Anízio Martins de Souza, PUC Minas

Especialista em Poética da Linguagem pela UFT e em Revisão de Textos pela PUC Minas e em exercício do cargo de revisor de texto na Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins.

Referências

ALKMIM, Tânia Maria. Sociolinguística. In: MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Anna Christina(Org.). Introdução à linguística: domínios e fronteiras. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: introdução àfilosofia. São Paulo: Moderna, 1989.

AZEREDO, José Carlos de. Gramática Houaiss da língua portuguesa. 2. ed. São Paulo:Publifolha, 2008.

BAGNO, Marcos. Dramática da língua portuguesa. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2001.

BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico – o que é, como se faz. 52. ed. São Paulo: Loyola,2009.

BRASIL. Constituição (1988) Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 20 jan. 2015.

BRASIL. Presidência da República. Manual de redação da Presidência da República. GilmarFerreira Mendes e Nestor José Forster Júnior. 2. ed. rev. e atual. Brasília: Presidência da República,2002. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/ManualRedPR2aEd.PDF>. Acesso em: 01 mar. 2015

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização & linguística. 10. ed. São Paulo: Scipione, 2003.

COSTA VAL, Maria da Graça. Repensando a textualidade. In: AZEREDO, José Carlos (Org.).Língua Portuguesa em Debate: conhecimento e ensino. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 34-51.

Disponível em:

a – dist – jan - fev2014 / BELEM / belem – 2013 -A/repensando%20a%20textualidade.pdf>.Acesso em: 01 mar. 2015.

COSTA VAL, Maria da Graça. Texto, textualidade e textualização. IN: CECCANTINI, J.L. Tápias; PEREIRA, Rony F.; ZANCHETTA JR., Juvenal. Pedagogia Cidadã: cadernos de formação: Língua Portuguesa. v. 1. São Paulo: UNESP, Pró-Reitoria de Graduação, 2004. p.113-128. Disponível em <http://ead10.virtual.pucminas.br/moodle/pluginfile.php/71689/

mod_resource/content/1/Texto%2C%20textualidade%2C%20textualiza%C3%A7%C3%A3o.pdf >. Acesso em: 01 mar. 2015.

LEITE, Marli Quadros. Preconceito e intolerância na linguagem. São Paulo: Contexto, 2008.

MARTINS, Dileta Silveira; ZILBERKNOP, Lúbia Seliar. Português instrumental. 23. ed. rev. e ampl. Porto Alegra: Editora Sagra Luzzato, 2002.

MENEZES, João Alfredo. Correspondência comercial e oficial. In: LUFT, Celso Pedro (Org.). Novo manual de português: gramática, ortografia oficial, literatura, textos e testes. 7. ed. São Paulo: Globo, 1989.

OLIVEIRA, Mariângela Rios de. Linguística textual. In: MARTELOTTA, Mário Eduardo (Org.). Manual de linguística. São Paulo: Contexto, 2009.

PATRIOTA, Luciene Maria. A gíria comum na interação em sala de aula. São Paulo, 2009.

PERINI, Mário A. Sofrendo a gramática. 3. ed. São Paulo: Ática, 2002.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

WILSON, Victoria. Linguística e ensino. In: MARTELOTTA, Mário Eduardo (Org.). Manual de linguística. São Paulo: Contexto, 2009.

Publicado
23-11-2017
Como Citar
Souza, P. A. M. de. (2017). Manual de redação da Presidência da República: entre princípios e mitos. Cadernos CESPUC De Pesquisa Série Ensaios, (31), 57-71. https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.n31p57-71