O manual de redação institucional como facilitador do trabalho de revisão: uma análise sobre os institutos federais de ensino e seus documentos oficiais de padronização da escrita

Palavras-chave: Revisão de textos, Padronização da escrita, Manual de redação

Resumo

Considerando a relevância do papel do revisor de textos em instituições de ensino e a função que os manuais de padronização da escrita ou documentos similares, criados ou adotados por essas instituições, desempenham como facilitadores do trabalho dos revisores, o objetivo deste trabalho é analisar os documentos oficiais de padronização da escrita de institutos federais de ensino e o principal conteúdo abordado por eles. Espera-se, com isso, identificar um conteúdo base que possa auxiliar na criação de futuros manuais nesse tipo de instituição, diminuindo, assim, o número de institutos que, por não possuírem manuais, deixam de contribuir para a melhoria do trabalho do profissional de revisão de textos. Para isso, foi realizado um levantamento de dados nos sites dos Institutos Federais de Ensino sobre a existência ou não de manuais de padronização da escrita e, em seguida, a análise documental dos manuais existentes. Os resultados indicam que, apesar da importância desse tipo de documento, são poucos os institutos que apresentam um manual e que, mesmo que a maioria deles aborde algumas questões não consensuais, principalmente no que tange à gramática normativa e à redação oficial, ainda há muitos aspectos a serem observados para que de fato eles ajudem na melhoria da escrita nas instituições e no aperfeiçoamento do trabalho dos revisores. Este trabalho está sendo submetido ao Caderno Cespuc 31 - Revisão, edição e preparação do texto.

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Biografia do Autor

Tamires Ramalho de Sousa, Instituto Federal da Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

Graduação em Letras pela Universidade Federal da Paraíba e Especialização em Revisão de Textos pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atualmente cursa o Mestrado em Ciências da Linguagem na Universidade do Minho, Portugal.

Revisora de Textos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba.

Luciana Cabral Farias, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Possui graduação em Comunicação Social - Relações Públicas pela Universidade Federal da Paraíba (2009). Atualmente é revisor de texto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba.

Cristiano Florentino, Pontifícia Universidade Católica da Minas Gerais
Possui graduação em Letras (1997), Mestrado em Literatura Brasileira (2000), Doutorado em Literatura Comparada (2005), todos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e Pós-Doutorado pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB, 2018). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura e Revisão de Textos. Atua como Revisor de Textos efetivo do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG) e Professor Substituto do Curso de Especialização em Revisão de Textos da PUC-MG (módulos presencial e virtual).

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Publicado
23-11-2017
Como Citar
Sousa, T. R. de, Farias, L. C., & Florentino, C. (2017). O manual de redação institucional como facilitador do trabalho de revisão: uma análise sobre os institutos federais de ensino e seus documentos oficiais de padronização da escrita. Cadernos CESPUC De Pesquisa Série Ensaios, (31), 10-31. https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.n31p10-31