EDUCAR PARA O PENSAR CRÍTICO NO CONTEXTO DO PACTO EDUCATIVO GLOBAL

uma reflexão a partir de Paulo Freire e Edgar Morin

  • André Luiz Boccato de Almeida Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC-PR
Palavras-chave: Educação, Pensar Crítico, Freire, Morin, Pacto Educativo Global

Resumo

Neste artigo, são apresentadas reflexões a partir do pensamento de Paulo Freire e Edgar Morin, dois grandes expoentes do pensamento educacional contemporâneo, que se caracterizam por promover uma perspectiva crítica sobre o ato de educar e de pensar a educação e o ser humano diante das manipulações e do tecnicismo reinantes. Situados dentro de um desdobramento do Pacto Educativo Global protagonizado pelo Papa Francisco, percebe-se que estes dois autores e pensadores propõem uma forma de formar o futuro da humanidade não a partir do sistema econômico e tecnocientífico atual, mas da capacidade crítica, real e antropológica. Pretende-se demonstrar que no contexto do Pacto Educativo Global urge retomar estes dois pensadores que propõem uma forma de construir a subjetividade e educação levando em consideração a condição real dos sujeitos envolvidos em valores éticos humanizantes. Se para o Papa Francisco é necessário e urgente recolocar um humanismo no centro da civilização tecnocrática, as relações humanas presentes no ato de educar ocupa uma centralidade na nova civilização em construção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Luiz Boccato de Almeida, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC-PR

É docente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), campus Ipiranga e Monte Alegre, vinculado ao departamento de Teologia, onde é professor assistente doutor no programa de graduação e pós-graduação. É líder do grupo de pesquisas PHAES (Pessoa Humana Antropologia Ética e Sexualidade). É graduado em Ciências Sociais (FAFICA-PE), em Teologia (EDT/Angelicum), mestrado em Teologia (PUC-SP), doutorado em Teologia (Pontificia Università Lateranense de Roma), Pós-Doutor em Teologia (PUC-SP). Possui também formação em Psicanálise (IBCP). É autor do livro “Moral Social” pela editora Vozes, de Petrópolis (2021). É membro da diretoria da SBTM (Sociedade Brasileira de Teologia Moral).

 

REFERÊNCIAS

ALMEIDA, André L. Boccato de. Criatividade, Educação e rebeldia  no contexto tecnológico e pós-moderno. Uma reflexão a partir de Paulo Freire e Edgar Morin. In:   SAKAMOTO,   Cleusa   ;   TRINDADE,   Marcos   A. Criatividade:novas nuances  teóricas  na  perspectiva  da  filosofia  e  da  psicologia.  São  Paulo:  Gênio Criador, 2022a, p. 51-76.

ALMEIDA, André L.  Boccato    Por  uma  ética  da  tolerância  em  tempos  de intolerância.  Uma  reflexão  ético-teológica  a  partir  da  fronteira  do  diálogo.  In: COELHO,   Mário   M.;   MARTINS,   Alexandre   A.;   SOUZA,   Moésio   P.   de; FRECHEIRAS,  MartaLuzie  de  O.;  ALMEIDA,  André  L.  Boccato de. Cruzar fronteiras. Uma  urgência  para  a  ética  teológica.  Aparecida:  Santuário/SBTM, 2022b, p. 81-100.

ALMEIDA, André    Boccato  de;  FERREIRA,  Lúcia  E.;  MELO,  Aloisio.  A formação da consciência em uma cultura de “sujeitos bolhas” cristãos. Uma análise ético-teológica propositiva a partir da moral social do Papa Francisco. In: Encontros  Teológicos,  Florianópolis,  v.  36,  n.  1,  Jan.-Abr.  2021,  p.  153-172. https://facasc.emnuvens.com.br/ret/article/view/1647. Acesso em 29.10.2022.

ANDRADE, Fernando    B.  de.  Pensando  a  violência  pela  óptica  freireana: implicações para a escola pública. In: SCOCUGLIA, A. C. (org.). Paulo Freire na   História   da   Educação   do   Tempo   Presente. São   Paulo:   Edições Afrontamento, 2006, p. 55-75.

ARROYO, M. G. Pedagogia do Oprimido. In: CALDART, R. S. (org.). Dicionário da Educação do Campo.Rio de Janeiro: Expressão Popular, 2012, p. 553-561.

FRANCISCO. Encontro “Religiões e educação: Pacto Educativo Global”.Discurso do Papa Francisco. Sala Clementina, terça-feira, 5 de outubro de 2021. In: https://www.vatican.va/content/francesco/pt/speeches/2021/october/documents/20211005-pattoeducativo-globale.html. Acesso em 25.10.2022.

FRANCISCO. Carta Encíclica Fratelli  Tutti,  sobre  a  fraternidade  e  a  amizade social. São Paulo: Paulinas, 2020.

FRANCISCO. Carta Encíclica Laudato Si’, sobre o cuidado da casa comum. São Paulo: Loyola/Paulus, 2015.

FREIRE, Educação  como  prática  da  liberdade.  22º  ed.  Rio  de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Pedagogia  da  autonomia. Saberes  necessários  à  prática educativa.15ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000a.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança. Um reencontro com a pedagogia do oprimido. 15ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975.

FRIEDEN, Jeffry  Capitalismo  Global. História  econômica  e  política  do século XXI. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

HAN, Byung-Chul. A expulsão do outro. Sociedade, percepção e comunicação hoje. Petrópolis: Vozes, 2022.

HAN, Byung-Chul. Capitalismo e impulso de morte. Ensaios e entrevistas. Petrópolis: Vozes, 2021.

LÉNA,   Nossa  visão  do  mundo:  algumas  reflexões  para  a  educação.  In: MORIN,  Edgar. A  religião  dos  saberes. O  desafio  do  século  XXI.  Jornadas temáticas  idealizadas  e  dirigidas  por  Edgar  Morin.  Rio  de  Janeiro:  Bertrand Brasil, 2001, p. 50-59.

MADELIN, H. A crise civilizacional e os desafios para o ensino social da Igreja. In: OSOWSKI,  ;  MÉLO,  J.  L.  B.  (orgs.). O  Ensino  Social  da  Igreja  e  a globalização. São Leopoldo: Unisinos, 2002, p. 84-100.

MOREIRA,   E.  Criticidade. In:  STRECK,  D.  R.;  REDIN,  E.;  ZITKOSKI,  J.  J. (orgs.). Dicionário  Paulo  Freire.2ª  ed. revista  e  ampliada.  Belo  Horizonte: Autêntica Editora, 2010, p. 97-98.

MORIN, Complexidade  e  transdisciplinaridade. A  reforma  da universidade e do ensino fundamental. 2ª reimpressão. Natal: Editora da UFRN, 2000.

MORIN, Edgar. Cultura de massas no século XX. Volume 1: Neurose. 9º ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1997.

MORIN, A   cabeça   bem-feita. Repensar   a   reforma.   Reformar   o pensamento. 4º ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

Publicado
29-12-2022
Como Citar
Almeida, A. L. B. de. (2022). EDUCAR PARA O PENSAR CRÍTICO NO CONTEXTO DO PACTO EDUCATIVO GLOBAL . @rquivo Brasileiro De Educação, 10(19), 344-362. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2022v10n19p344-362
Seção
Artigos/Articles: Dossiê/Dossier