EDUCAR PARA O PENSAR CRÍTICO NO CONTEXTO DO PACTO EDUCATIVO GLOBAL: UMA REFLEXÃO A PARTIR DE PAULO FREIRE E EDGAR MORIN

  • André Luiz Boccato de Almeida Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC-PR
Palavras-chave: Educação, Pensar Crítico, Freire, Morin, Pacto Educativo Global

Resumo

Neste artigo, são apresentadas reflexões a partir do pensamento de Paulo Freire e Edgar Morin, dois grandes expoentes do pensamento educacional contemporâneo, que se caracterizam por promover uma perspectiva crítica sobre o ato de educar e de pensar a educação e o ser humano diante das manipulações e do tecnicismo reinantes. Situados dentro de um desdobramento do Pacto Educativo Global protagonizado pelo Papa Francisco, percebe-se que estes dois autores e pensadores propõem uma forma de formar o futuro da humanidade não a partir do sistema econômico e tecnocientífico atual, mas da capacidade crítica, real e antropológica. Pretende-se demonstrar que no contexto do Pacto Educativo Global urge retomar estes dois pensadores que propõem uma forma de construir a subjetividade e educação levando em consideração a condição real dos sujeitos envolvidos em valores éticos humanizantes. Se para o Papa Francisco é necessário e urgente recolocar um humanismo no centro da civilização tecnocrática, as relações humanas presentes no ato de educar ocupa uma centralidade na nova civilização em construção.

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Biografia do Autor

André Luiz Boccato de Almeida, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC-PR

É docente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), campus Ipiranga e Monte Alegre, vinculado ao departamento de Teologia, onde é professor assistente doutor no programa de graduação e pós-graduação. É líder do grupo de pesquisas PHAES (Pessoa Humana Antropologia Ética e Sexualidade). É graduado em Ciências Sociais (FAFICA-PE), em Teologia (EDT/Angelicum), mestrado em Teologia (PUC-SP), doutorado em Teologia (Pontificia Università Lateranense de Roma), Pós-Doutor em Teologia (PUC-SP). Possui também formação em Psicanálise (IBCP). É autor do livro “Moral Social” pela editora Vozes, de Petrópolis (2021). É membro da diretoria da SBTM (Sociedade Brasileira de Teologia Moral).

 

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Publicado
29-12-2022
Como Citar
Almeida, A. L. B. de. (2022). EDUCAR PARA O PENSAR CRÍTICO NO CONTEXTO DO PACTO EDUCATIVO GLOBAL: UMA REFLEXÃO A PARTIR DE PAULO FREIRE E EDGAR MORIN. @rquivo Brasileiro De Educação, 10(19), 344-362. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2022v10n19p344-362
Seção
Artigos/Articles: Dossiê/Dossier