EDUCAR PARA O PENSAR CRÍTICO NO CONTEXTO DO PACTO EDUCATIVO GLOBAL
uma reflexão a partir de Paulo Freire e Edgar Morin
Resumo
Neste artigo, são apresentadas reflexões a partir do pensamento de Paulo Freire e Edgar Morin, dois grandes expoentes do pensamento educacional contemporâneo, que se caracterizam por promover uma perspectiva crítica sobre o ato de educar e de pensar a educação e o ser humano diante das manipulações e do tecnicismo reinantes. Situados dentro de um desdobramento do Pacto Educativo Global protagonizado pelo Papa Francisco, percebe-se que estes dois autores e pensadores propõem uma forma de formar o futuro da humanidade não a partir do sistema econômico e tecnocientífico atual, mas da capacidade crítica, real e antropológica. Pretende-se demonstrar que no contexto do Pacto Educativo Global urge retomar estes dois pensadores que propõem uma forma de construir a subjetividade e educação levando em consideração a condição real dos sujeitos envolvidos em valores éticos humanizantes. Se para o Papa Francisco é necessário e urgente recolocar um humanismo no centro da civilização tecnocrática, as relações humanas presentes no ato de educar ocupa uma centralidade na nova civilização em construção.
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