Descrições de programas livres e gratuitos para o ensino da Matemática

  • Josué Antunes de Macêdo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFNMG
  • Samara Neves de Almeida Prefeitura Municipal de Januária.
  • Marcos Rincon Voelzke Universidade Cruzeiro do Sul

Resumo

Este trabalho apresenta a análise e a catalogação de aplicativos de software matemáticos livres e gratuitos disponíveis na internet, uma breve explicação sobre eles e tipos de licenças para sua utilização no ensino e aprendizagem. A metodologia utilizada baseia-se na pesquisa qualitativa. Dentre os diferentes tipos de aplicativos encontrados, pode-se destacar, na álgebra, o Winmat, que trabalha com álgebra linear, matrizes e sistemas lineares. Na geometria, o GeoGebra, que pode ser utilizado no estudo de funções, geometria plana e espacial, cálculo e álgebra. Para elaboração de gráficos, pode-se citar o Graph e o Graphequation. Com o aplicativo Graphmatica, é possível construir vários gráficos de equações matemáticas em uma mesma tela, representando equações cartesianas, paramétricas e inequações, entre outras funções. O Winplot permite ao usuário construir gráficos em duas e três dimensões de funções e equações matemáticas. Este trabalho tem como finalidade apresentar aos docentes alguns aplicativos de matemática livres e gratuitos possíveis de serem utilizados em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josué Antunes de Macêdo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFNMG
Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (2014). Mestre em em Ensino de Ciências e Matemática pela PUC Minas (2009). Especialista em Matemática Superior pela Universidade Estadual de Montes Claros (1999). Graduado em Matemática pela Universidade Estadual de Montes Claros (1996) e Graduado em Física pela Universidade Iguaçú (2001). Ex-professor da Universidade Estadual de Montes Claros. Ex-Diretor Acadêmico do Instituto Superior de Educação Ibituruna - ISEIB. Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais. Tem experiência nas áreas de Matemática, Física, Educação e Gestão de IES, atuando principalmente nos seguinte temas: Ensino de Física, Ensino de Matemática, Formação de Professores, Tecnologias Aplicada à Educação e Propostas de Ensino.
Samara Neves de Almeida, Prefeitura Municipal de Januária.
Licenciada em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFNMG. Professora na Prefeitura Municipal de Januária.
Marcos Rincon Voelzke, Universidade Cruzeiro do Sul
Doutor em Ciências Naturais pela Ruhr-Universitaet Bochum, Alemanha – Professor e Pesquisador do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
Publicado
19-05-2016
Como Citar
Macêdo, J. A. de, Almeida, S. N. de, & Voelzke, M. R. (2016). Descrições de programas livres e gratuitos para o ensino da Matemática. Abakós, 4(2), 3-19. https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2016v4n2p3
Seção
Artigos completos / Full papers

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##