Um olhar sobre a história nas aulas de matemática - DOI 10.5752/P.2316-9451.2013v2n1p75

  • Lidiane Schimitz Lopes Universidade Federal de Pelotas
  • André Luis Andrejew Ferreira Universidade Federal de Pelotas.

Resumo

Este artigo apresenta possibilidades do uso da História da Matemática como metodologia em sala de aula. A partir de uma revisão teórica, entende-se que a abordagem histórica dos conteúdos, aliada à inerente curiosidade dos estudantes, pode facilitar a significação e desmistificação da matemática, pois a apresenta como uma ciência em construção, passível de erros e sem verdades universais. Além disso, através dessa metodologia é possível resgatar os saberes matemáticos de povos menos favorecidos politicamente e economicamente, bem como trazer, para a sala de aula, a matemática de sujeitos pouco valorizados na sociedade. Tais atitudes contribuem para a criação e desenvolvimento de um currículo que tem, como um de seus objetivos, a finalidade de resgatar a vozes silenciadas das minorias sociais. Outro ponto relevante é que os alunos, ao conhecerem a história dos conteúdos estudados, percebem a matemática como parte de uma herança cultural, interligada a outras áreas de conhecimentos e a diversas atividades humanas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lidiane Schimitz Lopes, Universidade Federal de Pelotas
Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Pampa (2010). Especialista em Estudos Matemáticos - Ênfase em Educação Matemática pela Universidade Federal de Pelotas (2012). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – Mestrado Profissional da Faculdade de Educação/UFPel.
André Luis Andrejew Ferreira, Universidade Federal de Pelotas.
Graduado em Matemática Aplicada e Computacional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Ciências da Computação pelo PPGC/UFRGS e Doutor em Informática na Educação pelo PPGIE/UFRGS. Atualmente está lotado no Departamento de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), atuando na área de Ensino de Matemática e professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Faculdade de Educação/UFPel.
Publicado
30-11-2013
Como Citar
Lopes, L. S., & Ferreira, A. L. A. (2013). Um olhar sobre a história nas aulas de matemática - DOI 10.5752/P.2316-9451.2013v2n1p75. Abakós, 2(1), 75-88. https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2013v2n1p75
Seção
Comunicações / Communications