O uso do ambiente virtual de aprendizagem como ferramenta de apoio ao ensino presencial - DOI 10.5752/P.2316-9451.2013v2n1p32

  • Marcelo Franco Leão Centro Universitário UNIVATES
  • Márcia Jussara Hepp Rehfeldt Centro Universitário UNIVATES
  • Miriam Ines Marchi Centro Universitário UNIVATES

Resumo

O uso da internet no processo pedagógico, através dos ciberespaços, configura-se como uma nova alternativa no processo de ensino e aprendizagem. Estes novos espaços educativos disponibilizam diversas ferramentas pedagógicas que oportunizam novas formas de obtenção, construção e reconstrução do conhecimento aos estudantes.  Este artigo apresenta resultados de uma experiência pedagógica desenvolvida com acadêmicos do 1º semestre da disciplina de Sistemas Biológicos do curso presencial de Engenharia de Alimentos da UNEMAT de Barra do Bugres-MT. Seu objetivo foi elaborar e utilizar um Ambiente Virtual de Aprendizagem como espaço educativo agregador de conhecimentos, pessoas, recursos e informações. Estas ferramentas serviram como estratégias de apoio ao ensino presencial e mais uma alternativa para que os estudantes interagissem com o objeto de estudo, com outros estudantes e com o professor. As ferramentas que os estudantes mais gostaram foi o fórum interativo, com 78%, e o wiki com 28%. Sobre os materiais disponibilizados os que tiveram maior aceitação foi software animado sobre o ciclo da água, com 56% e os vídeos sobre reações químicas, com 44%. A partir deste ambiente, no formato de hipertexto, foi possível estabelecer conexões entre informação e realidade, o que contribuiu para a construção de aprendizagens significativas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Franco Leão, Centro Universitário UNIVATES
Graduado em Química Licenciatura Plena com habilitação em Física pela UNISC. Pós-graduado em Orientação Educacional(Dom Alberto) e em Relações Raciais na Educação e na sociedade Brasileira(UFMT).Mestrando em Ensino pela UNIVATES.  Professor da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT. Tutor do Curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT/UAB. Professor do Centro de Educação de Jovens e Adultos "15 de outubro" de Barra do Bugres-MT
Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, Centro Universitário UNIVATES

Graduada em Licenciatura em Ciências pela UFRGS. Mestre em Administração pela UFRGS e Doutora em Informática na Educação pela UFRGS. Professora no Centro Universitário UNIVATES.

Miriam Ines Marchi, Centro Universitário UNIVATES
Graduada em Química Industrial pela UNISC. Mestre e Doutora em Química pela UFSM. Professora do Centro Universitário UNIVATES.
Publicado
30-11-2013
Como Citar
Leão, M. F., Rehfeldt, M. J. H., & Marchi, M. I. (2013). O uso do ambiente virtual de aprendizagem como ferramenta de apoio ao ensino presencial - DOI 10.5752/P.2316-9451.2013v2n1p32. Abakós, 2(1), 32-51. https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2013v2n1p32
Seção
Artigos completos / Full papers