Mapeamento de Diálogos Interdisciplinares em Práticas para o Ensino de Ciências da Natureza na Educação Básica

Palavras-chave: Interdisciplinaridade, Ensino de Ciências, Educação básica, Diálogos interdisciplinares, Revisão sistemática

Resumo

Neste trabalho foi realizado um mapeamento de pesquisas sobre interdisciplinaridade no Ensino de Ciências da Natureza, com foco nas práticas implementadas na Educação Básica e em estudos de revisão da literatura sobre o tema. A pesquisa foi realizada por meio de uma revisão sistemática dos artigos indexados no Portal de Periódicos da CAPES, avaliados por pares, com recorte temporal aberto. O levantamento resultou em 241 artigos, dos quais 119 estavam alinhados com os objetivos da pesquisa e foram analisados. Destes, identificamos 13 trabalhos de revisão e 48 que relatam experiências de práticas, sendo 38 delas no âmbito da Educação Básica. A análise desses trabalhos indica que as práticas de Ciências da Natureza na Educação Básica dialogam de forma equilibrada com as três demais áreas da organização curricular (Linguagens, Matemática e Ciências Humanas). Observou-se uma diversidade de diálogos interdisciplinares entre as subáreas das Ciências da Natureza, com maior concentração em Biologia, Física e Química e menor presença de Astronomia e Geociências. Nenhum dos artigos analisados estabeleceu relações entre todas as cinco subáreas simultaneamente; contudo, identificaram-se várias combinações de diálogos entre essas subáreas e as outras áreas curriculares, demonstrando a complexidade e o potencial dos diálogos interdisciplinares. Este mapeamento pode contribuir para ampliar as discussões sobre interdisciplinaridade no Ensino de Ciências da Natureza. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Mie Matsuo, Universidade de São Paulo (USP)

Pós-doutoranda pelo Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA/USP) - Brasil

Enrico Chiosini, Universidade de São Paulo (USP)

Mestrando pelo Programa Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (PIEC/USP), Brasil

Néstor Alexander Zambrano-González, Universidade de São Paulo (USP)

Pós-doutorando pelo Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA/USP), Brasil

Taynara Nassar, Universidade de São Paulo (USP)

Mestranda pelo Programa Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (PIEC/USP), Brasil

Erick Ghuron, Universidade de São Paulo (USP)

Mestrando pelo Programa Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (PIEC/USP)

Elrismar Auxiliadora Gomes Oliveira, Universidade de São Paulo (USP)

Pós-doutoranda pelo Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA/USP), Brasil

Cristina Leite, Universidade de São Paulo (USP)

Docente no Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP), Orientadora no Programa de Pós Graduação Interunidades em Ensino de Ciências (PIEC-USP)

Publicado
27-11-2024
Como Citar
Matsuo, P. M., Chiosini, E., Zambrano-González, N. A., Nassar, T., Ghuron, E., Oliveira, E. A. G., & Leite, C. (2024). Mapeamento de Diálogos Interdisciplinares em Práticas para o Ensino de Ciências da Natureza na Educação Básica. Abakós, 12(2), e2024120204. https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.e2024120204
Seção
Artigos completos / Full papers