Abordagem da Inclusão na Construção do Conceito de Número Desenvolvida com uma Aluna com Surdocegueira
Resumo
A área da Educação Matemática Inclusiva vem ampliando suas pesquisas, numa perspectiva de atender a todos, respeitando suas diferenças. Nesse cenário, o presente artigo está contextualizado a partir de uma investigação realizada em uma escola especial de surdos, tendo como sujeito uma aluna com surdocegueira congênita. O objetivo aqui é descrever e analisar cinco atividades desenvolvidas com a aluna, referentes a um dos processos mentais vinculados à construção do conceito de número, a saber, o processo de inclusão. O artigo apresenta uma contextualização da pesquisa e uma síntese sobre a surdocegueira, tendo a pesquisa desenvolvida numa perspectiva qualitativa, desenvolvida como um estudo de caso e analisada a partir da análise de vídeos. Como resultado destaca-se que a aluna realizou algumas atividades com facilidade, como colocar os objetos em seu respectivo cenário. Algumas atividades foram realizadas após tentativa e erro, como a inclusão dos cubos, porém sem considerar as informações dos números contidos nos objetos. Por fim, em duas atividades a aluna não conseguiu identificar o grupo que era definido pelas imagens, como os super-heróis, e não conseguiu compreender o grupo das tampinhas e os seus subgrupos. Nessas atividades, percebeu-se a dificuldade da aluna de pensar no grupo maior em relação aos grupos menores, processo importante do desenvolvimento, que envolve a classificação operatória a partir de inclusões hierárquicas. Conclui-se que mais pesquisas sobre a surdocegueira na perspectiva da Educação Matemática Inclusiva devem ser realizadas, ampliando a discussão sobre a temática.
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