Abordagem da Inclusão na Construção do Conceito de Número Desenvolvida com uma Aluna com Surdocegueira

Palavras-chave: Educação matemática inclusiva, Surdocegueira, Anos iniciais, Construção do número, Material concreto

Resumo

A área da Educação Matemática Inclusiva vem ampliando suas pesquisas, numa perspectiva de atender a todos, respeitando suas diferenças. Nesse cenário, o presente artigo está contextualizado a partir de uma investigação realizada em uma escola especial de surdos, tendo como sujeito uma aluna com surdocegueira congênita. O objetivo aqui é descrever e analisar cinco atividades desenvolvidas com a aluna, referentes a um dos processos mentais vinculados à construção do conceito de número, a saber, o processo de inclusão. O artigo apresenta uma contextualização da pesquisa e uma síntese sobre a surdocegueira, tendo a pesquisa desenvolvida numa perspectiva qualitativa, desenvolvida como um estudo de caso e analisada a partir da análise de vídeos. Como resultado destaca-se que a aluna realizou algumas atividades com facilidade, como colocar os objetos em seu respectivo cenário. Algumas atividades foram realizadas após tentativa e erro, como a inclusão dos cubos, porém sem considerar as informações dos números contidos nos objetos. Por fim, em duas atividades a aluna não conseguiu identificar o grupo que era definido pelas imagens, como os super-heróis, e não conseguiu compreender o grupo das tampinhas e os seus subgrupos. Nessas atividades, percebeu-se a dificuldade da aluna de pensar no grupo maior em relação aos grupos menores, processo importante do desenvolvimento, que envolve a classificação operatória a partir de inclusões hierárquicas. Conclui-se que mais pesquisas sobre a surdocegueira na perspectiva da Educação Matemática Inclusiva devem ser realizadas, ampliando a discussão sobre a temática. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Heniane Passos Aleixo, Escola Especial Bilíngue Professor Alfredo Dub

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Licenciatura em Letras Libras pela UNIASSELVI. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Complexo Educação Superior de Santa Catarina; em Educação com ênfase na Educação de Surdos pela UFPel; em Neurociência do Desenvolvimento e Excelência Humana pela Universidade LaSalle e em Serviço de Atendimento Educacional Especializado pela UFPel. Mestre em Educação Matemática pela UFPel. Tem capacitação de Intérprete de Libras. É guia intérprete e tem formação de Instrutora Mediadora para trabalhar com crianças com Surdocegueira congênita e deficiências Múltiplas Sensoriais. Trabalha na Escola Especial Bilíngue Professor Alfredo Dub, atualmente na Coordenação do CIAE - Centro Integrado de Atendimento Educacional.

Thaís Philipsen Grützmann, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).  Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Especialista em Matemática e Linguagem; em Educação – ênfase na Educação de Surdos; e em Serviço de Atendimento Educacional Especializado, ambas pela UFPel.  Licenciada em Matemática pela UFPel. Acadêmica do curso de Letras-Libras e Literatura Surda pela UFPel. Professora Associada da UFPel. Docente do Programa de Pós-Graduação emEducação Matemática (PPGEMAT/UFPel). Integrante do Grupo de Pesquisa “GEEMAI – Grupo de Estudo em Educação Matemática com ênfase nos Anos Iniciais”. Coordenadora da Projeto MathLibras (Site: https://wp.ufpel.edu.br/mathlibras e Canal: https://www.youtube.com/@mathlibras6223).    

Antônio Maurício Medeiros Alves, Universidade Federal de Pelotas

Licenciado em Matemática pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e Pedagogo pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Especialista em Educação Matemática (UCPel), Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Atualmente é Professor Associado da UFPEl, lotado no Departamento de Ensino (DE) da Faculdade de Educação (FaE). Atua como docente do Curso de Pedagogia, na área de Ensino de Matemática e nos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - Mestrado Profissional (PPGECM) da FaE/UFPel e Mestrado (acadêmico) em Educação Matemática (PPGEM) do IFM/UFPel. Possui experiência em EaD e na educação básica. Atuou no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e como avaliador do PNLD. Atualmente é Coordenador de Ensino Currículo, da Pró-Reitoria de Ensino da UFPel (CEC/PRE/UFPel).

Publicado
27-11-2024
Como Citar
Aleixo, H. P., Grützmann, T. P., & Alves, A. M. M. (2024). Abordagem da Inclusão na Construção do Conceito de Número Desenvolvida com uma Aluna com Surdocegueira. Abakós, 12(2), e2024120203. https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.e2024120203
Seção
Artigos completos / Full papers