Proposição e Validação de Soluções Computacionais para Detecção de Falhas em Transformadores de Potência Baseadas no Pentágono de Duval
Resumo
Transformadores de potência são utilizados em subestações de sistemas elétricos para transmissão e distribuição de energia elétrica entre os geradores e os consumidores finais. Sistemas eficientes de isolamento e refrigeração proporcionados por óleo isolante são fundamentais para que o transformador opere adequadamente. Durante a operação do transformador, o óleo isolante pode ter alterações nas concentrações de gases dissolvidos decorrentes de descargas elétricas ou térmicas, sendo que o acompanhamento e o monitoramento da proporção desses gases garantem a saúde dos transformadores. Dentre os métodos utilizados para esta análise e delimitação de falhas, há o Pentágono de Duval. A expectativa dos autores é que a implementação de um algoritmo, objetivo do presente trabalho, auxilie na interpretação do Pentágono de Duval, contribuindo para a análise de dados e para a intervenção preventiva no caso de falha detectada. Um experimento comparativo foi realizado, utilizando-se Redes Neurais Artificiais. O método proposto fornece uma identificação direta da falha, correspondente às proporções de gases presentes em uma amostra do óleo isolante de um transformador em análise.
Downloads
Os autores dos artigos detêm o copyright sem restrições e mantêm direitos de publicação nos termos da licença Creative Common 4.0.
Licença Creative Common 4.0 - CC BY
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY