Ressignificando o Ensino de Química sobre o pH por meio da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABProj)
Resumo
A Aprendizagem Baseada em Projetos (ABProj) é uma metodologia ativa de ensino que oportuniza aos estudantes desenvolver conhecimentos a partir de “projetos” ou desafios que exigem habilidades úteis na vida real. O presente estudo teve como objetivo, por meio da Aprendizagem Baseada em Projetos, junto aos estudantes, elaborar uma prática educativa a fim de desenvolver habilidades de comunicação, organização e protagonismo, integrando diferentes conhecimentos, estruturando a disciplina química sobre o conteúdo de pH. O projeto foi organizado em seis momentos construídos de forma colaborativa pela professora regente e estudantes de uma turma da 2ª série do ensino médio. As ações realizadas se estruturam a partir dos pressupostos teóricos e metodológicos da Aprendizagem Baseada em Projetos. Como resultado, publicamos um jornal escolar intitulado “Desmistificando o pH dos alimentos” elaborado pelos estudantes, contendo os resultados obtidos na realização do projeto. Observa-se que por meio da ABProj, os estudantes tiveram maior envolvimento, curiosidade e participação nas aulas. Nota-se que na maneira de ensinar estimula-se o desenvolvimento e a possibilidade de tornar a aprendizagem dos estudantes, um processo de engajamento capaz de consolidar conhecimentos e desenvolver habilidades para além do conteúdo escolar.
Downloads
Os autores dos artigos detêm o copyright sem restrições e mantêm direitos de publicação nos termos da licença Creative Common 4.0.
Licença Creative Common 4.0 - CC BY
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY