Ressignificando o Ensino de Química sobre o pH por meio da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABProj)

  • Débora Lázara Rosa Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática- EDUCIMAT IFES/VV
  • Andressa Antônio de Oliveira Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática - EDUCIMAT https://orcid.org/0000-0002-0720-655X
  • Maryze Lyra Silva Passos Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância do Instituto Federal do Espírito Santo (CEFOR/IFES/Vitória) https://orcid.org/0000-0001-7047-5018
Palavras-chave: Aprendizagem baseada em projetos, Aprendizagem ativa, Ensino de pH

Resumo

A Aprendizagem Baseada em Projetos (ABProj) é uma metodologia ativa de ensino que oportuniza aos estudantes desenvolver conhecimentos a partir de “projetos” ou desafios que exigem habilidades úteis na vida real. O presente estudo teve como objetivo, por meio da Aprendizagem Baseada em Projetos, junto aos estudantes, elaborar uma prática educativa a fim de desenvolver habilidades de comunicação, organização e protagonismo, integrando diferentes conhecimentos, estruturando a disciplina química sobre o conteúdo de pH. O projeto foi organizado em seis momentos construídos de forma colaborativa pela professora regente e estudantes de uma turma da 2ª série do ensino médio. As ações realizadas se estruturam a partir dos pressupostos teóricos e metodológicos da Aprendizagem Baseada em Projetos. Como resultado, publicamos um jornal escolar intitulado “Desmistificando o pH dos alimentos” elaborado pelos estudantes, contendo os resultados obtidos na realização do projeto. Observa-se que por meio da ABProj, os estudantes tiveram maior envolvimento, curiosidade e participação nas aulas. Nota-se que na maneira de ensinar estimula-se o desenvolvimento e a possibilidade de tornar a aprendizagem dos estudantes, um processo de engajamento capaz de consolidar conhecimentos e desenvolver habilidades para além do conteúdo escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Lázara Rosa, Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática- EDUCIMAT IFES/VV

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática, pelo Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo (EDUCIMAT/IFES/Vila Velha), Brasil

Andressa Antônio de Oliveira, Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática - EDUCIMAT

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática, pelo Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo (EDUCIMAT/IFES/Vila Velha), Brasil

Maryze Lyra Silva Passos, Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância do Instituto Federal do Espírito Santo (CEFOR/IFES/Vitória)

Professora no Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância do Instituto Federal do Espírito Santo (CEFOR/IFES/Vitória), Brasil

Publicado
24-10-2024
Como Citar
Rosa, D. L., Oliveira, A. A. de, & Passos, M. L. S. (2024). Ressignificando o Ensino de Química sobre o pH por meio da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABProj). Abakós, 12(2), e2024120202. https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.e2024120202
Seção
Artigos completos / Full papers