Análise das Dimensões de Conteúdo e Origem dos Contextos em Jogos Digitais para o Ensino de Ciências:
o que Diz a Produção Científica Nacional?
Resumo
A presente pesquisa tem o intuito de mapear a produção científica nacional acerca da utilização de jogos e atividades lúdicas no ensino, analisando especificamente os jogos digitais e como esses podem ser utilizados para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem de conteúdos científicos. A metodologia consiste em realizar, primeiramente, um mapeamento horizontal acerca de trabalhos correspondentes à busca do termo Jogo publicados recentemente, de 2020 a 2022, em periódicos Qualis A1 e A2, conforme classificação da CAPES para o quadriênio de 2012-2016, e nos últimos anais de eventos (2018 e 2021), a nível nacional. Além dos periódicos com qualificação da CAPES, a Revista Eletrônica Ludus Scientiae (RELuS) também foi escolhida por se tratar de uma revista especializada na área. Posteriormente, o mapeamento vertical se apresenta com o uso da Análise Textual Discursiva (ATD) para os artigos que focam especificamente na aplicação, elaboração, proposta e/ou avaliação de jogos digitais no ensino, buscando por dimensões de conteúdo e por origens de contexto no corpus de análise. Como resultados do mapeamento horizontal, obtivemos dados quantitativos, com um retorno de 152 trabalhos voltados a jogos, sendo 28 desses referentes aos jogos digitais, e uma caracterização de questões como a autoria, local e ano de publicação, além do tipo de pesquisa que cada trabalho apresenta. Para o mapeamento vertical identificamos tanto as dimensões de conteúdo, explicitando momentos em que essas podem ser identificadas, quanto as origens de contexto, apresentadas da mesma forma. Compreendemos, com a pesquisa, a necessidade de mais estudos acerca de jogos digitais e a importância do uso desses recursos para um efetivo processo de ensino e aprendizagem das Ciências.
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