Formação de Professores para o Ensino de Estatística:
um Cenário a Partir das Teses e Dissertações Brasileiras da Área de Ensino
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar as pesquisas brasileiras sobre a formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, realizadas em programas de Pós-Graduação na área de Ensino. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória com o levantamento das teses e dissertações publicadas entre os anos 2000 a 2020, a partir das páginas web dos programas recomendados/reconhecidos pela Capes. A análise interpretativa, das trinta e uma produções mapeadas, permitiu a organização de cinco categorias: verificação de conhecimentos, práticas de formação, análise de disciplina, análise de práticas e desenvolvimento de recursos. Os resultados mostram diferentes ênfases e grupos de professores nas publicações analisadas. Das pesquisas levantadas, onze analisam os conhecimentos docentes, daqueles em formação inicial ou continuada, com foco no conhecimento de conteúdo. As pesquisas sugerem a superficialidade nesse conhecimento, mesmo após as práticas formativas realizadas por alguns pesquisadores; as dificuldades em analisar estratégias de resolução de alunos para questões que envolvem conhecimentos estatísticos; a abordagem superficial da estatística em muitas escolas e o apoio no livro didático. Conclui-se que a área das pesquisas sobre a formação de professores para o ensino de estatística carece de mais estudos que abordem o pensamento crítico do professor, o desenvolvimento de recursos pedagógicos para o ensino e que discutam a base de conhecimentos necessárias para o ensino de estatística para crianças.
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